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Guia completo: tudo sobre inovação nas empresas

Por: Creazione Administrador, em 16 de dezembro de 2019

A inovação nas empresas é o ato de atribuir novas capacidades aos seus recursos para aumentar a produtividade, gerar mais riqueza, criar diferenciais competitivos, melhorar o fluxo de trabalho, entre outras finalidades.

As organizações que investem em tecnologias, metodologias e novas criações conseguem estar um passo a frente de seus concorrentes e se destacar no mercado. Mas é fundamental que você saiba como fazer uma boa gestão de inovações.

Para ajudá-lo nesse objetivo, trazemos este guia completo sobre a inovação nas empresas. Neste conteúdo explicamos a importância do assunto, trazemos 7 cases de sucesso, o impacto na competitividade da organização, como a gestão da inovação funciona na prática e muito mais. Confira!

Por que a inovação é tão importante para as empresas?

O gestor não deve pensar na inovação como um custo ao negócio, mas como oportunidades para impulsionar o desenvolvimento e se destacar no mercado. Esse é um tema bastante amplo e pode trazer benefícios de diferentes formas. Confira algumas de suas vantagens a seguir.

Mantém o crescimento empresarial

As empresas que prezam pela inovação são as que mais crescem no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa efetuada pela Deloitte — empresa que é líder de mercado em diferentes ramos —, 60% dos empreendedores participantes afirmaram que isso ajuda no desenvolvimento das organizações.

Os gestores que inovam conseguem expandir suas fatias do mercado e aumentar sua escalabilidade — capacidade de expandir as atividades sem aumentar muito seus custos.

Satisfaz os clientes

As necessidades dos consumidores se alteram com o decorrer do tempo, sendo preciso que você pense nas necessidades do mercado e crie as inovações adequadas para mantê-los sempre satisfeitos.

Por exemplo, inicialmente os consumidores precisavam de um celular com teclado físico para digitar melhor suas mensagens, mas depois eles desejavam uma interface mais simples — fazendo com que o iPhone se destacasse no mercado.

Atrai e retém talentos

Os talentos são os colaboradores que se preocupam com o sucesso do negócio, são produtivos e têm o perfil ideal para o negócio. A inovação é um dos fatores que levam esses indivíduos a desejarem trabalhar na sua empresa, já que eles sabem que ela é moderna, mantém-se renovada e tem mais probabilidade de sucesso de mercado.

Esse fenômeno também contribui para a redução do turnover — taxa de rotatividade de colaboradores —, beneficiando as finanças e a rotina de trabalho do negócio.

Ajuda a solucionar imprevistos

Toda empresa precisar enfrentar imprevisibilidades que prejudicam a sua produtividade ou vendas. Elas podem ser crises financeiras generalizadas, mudanças no comportamento dos clientes, acidentes internos, desastres naturais (como enchentes), entre inúmeras possibilidades.

Mas quando a sua empresa tem uma cultura de inovação e uma equipe de talentos criativa que esteja disposta a colocar a criatividade em prática, vocês conseguirão superar os desafios e garantir a sobrevivência da organização no mercado.

Traz facilidade ao implementar novas tecnologias

Não é fácil implementar novas tecnologias em um negócio, já que os colaboradores precisam passar por treinamentos e se adaptar rapidamente à nova rotina de trabalho. Porém, ainda se trata de um processo crucial para manter sua competitividade de mercado.

Quando sua empresa fomenta e investe constantemente em inovações, o pessoal entenderá a importância de se manter atualizado no mercado e estará aberto para adotar novas tecnologias.

Fornece capacitação de alto nível aos colaboradores

A adoção de novas tecnologias ou metodologias de trabalho faz com que os seus colaboradores passem por treinamentos com mais frequência. Isso significa que eles estarão cada vez mais experientes, atualizados e capacitados.

Além de aumentar a produtividade da organização de forma generalizada, a retenção dos seus talentos será maximizada, pois eles conseguem crescer profissionalmente na empresa.

Contribui para maior participação da equipe

Como os colaboradores serão incentivados a terem novas ideias, o ambiente corporativo impulsiona o comportamento proativo. Eles procurarão soluções para os problemas e buscarão novos meios de trabalhar de forma espontânea.

Dá incentivo ao experimento de ideias para melhorar no fluxo de trabalho

Quando você desenvolve uma inovação, serão descobertos e solucionados gargalos no fluxo de trabalho que antes não poderiam ser identificados. Como sua equipe é incentivada a contribuir para criar novidades, eles também procurarão por entraves ou problemas nos processos da empresa e pensarão em suas respectivas soluções.

Otimiza os processos

Por fim, as novidades também podem otimizar os procedimentos internos da empresa de diferentes formas, seja para assegurar a efetividade do negócio, realizar melhores negociações, minimizar perdas financeiras, aumentar a produtividade etc.

Quais os principais cases de inovação nas empresas que são inspiradores?

É possível observar diversos casos em que a inovação fez com que uma empresa se destacasse no mercado. Veja abaixo 7 exemplos de empresas reais que inovaram em seus serviços.

1. Grupo Pão de Açúcar

Essa empresa criou um novo tipo de negócio que não havia na época: um supermercado. O Grupo Pão de Açúcar sempre tentou inovar e atualmente está testando novidades como:

  • caixas automatizados;
  • código QR como forma de pagamento;
  • entregas por aplicativo;
  • informações do produto disponíveis por QR code;
  • aluguel de guarda-chuva;
  • entre outras.

2. Natura

A inovação da Natura consistiu em criar uma forma especial de interação entre o vendedor e o cliente denominado “jeito Natura”, o que ajudou na construção de uma marca forte, na conquista e fidelização de consumidores. Na prática, a empresa passou a tomar atitudes como:

  • criar propósitos que mobilizam, engajem e impulsionem as pessoas;
  • alinhar o negócio a programas culturais, sociais e ambientais;
  • buscar relevância social e estar presente nas redes sociais;
  • melhorar a comunicação com seus clientes.

3. China in Box

Essa foi a primeira organização a criar um delivery (serviço de entregas) brasileiro de comida chinesa em caixinhas. Foi uma ideia inovadora na época e fez com que a empresa conquistasse o sucesso no mercado.

4. Magazine Luiza

A Magazine Luiza criou a Luizalabs, que é um laboratório de Tecnologia e Inovação. Sue objetivo é o de criar produtos e serviços com foco no varejo, o que permitiu que ela acompanhasse as tendências e alterações do mercado.

5. CIELO

Além de ser uma empresa de pagamentos, a CIELO desenvolve soluções em tecnologia para seus usuários. Por exemplo, ela permite o acesso aos relatórios de venda e produtos e fornece programas de incentivo à inovação, sustentabilidade e preservação, fazendo com que os clientes prefiram seus serviços.

6. Netshoes

Fundada no ano de 2000, a Netshoes foi uma pioneira no Brasil nas vendas de calçados pela internet. Atualmente ela é referência em tênis e artigos esportivos em todo o país.

7. Unilever

A inovação da Unilever foi a de atender as exigências e particularidades logísticas de cada região do mundo. Seus profissionais estudam as características locais e adaptam seus serviços para manter uma logística de alta performance.

Isso era uma novidade pelo fato que as empresas prestavam um serviço padronizado antes disso se tornar uma tendência.

Que benefícios a inovação traz para a competitividade do negócio?

A inovação impacta diretamente na competitividade da sua empresa no mercado, ou seja, na sua capacidade de manter sua fatia do mercado. Entenda melhor a seguir.

Evita que a empresa fique ultrapassada

Pode ter certeza de que seus concorrentes estão pensando em maneiras de melhorar seus processos, lançar novos produtos ou serviços, agradar novos clientes etc. Trata-se de uma corrida em que o primeiro que conseguir ter uma ideia relevante poderá se tornar uma nova referência mundial no seu ramo.

Ajuda a conhecer e explorar novos mercados

A inovação está diretamente ligada com a expansão das empresas, pois as tendências satisfarão ou atenderão aos interesses de novos clientes, possibilitando que você aumente suas vendas e atinja outros públicos.

Agrega valor a produtos e imagens

Dependendo do tipo de inovação aplicada, você conseguirá transformar a experiência do usuário e agregar valor aos seus serviços ou produtos. Nem sempre o preço é o fator decisivo dos clientes, eles podem dar preferência ao seu negócio por se identificar com a marca, pela exclusividade de um produto, pelo atendimento diferenciado, entre outras qualidades.

Por essa razão que a inovação aumenta tanto o número de vendas como o ticket médio — valor total das compras adquiridas por cada cliente.

Quais são os tipos ou níveis de inovação nas empresas existentes?

São vários os níveis de inovação que uma empresa pode se encontrar. A diferença entre eles consiste no tamanho do impacto ao negócio. Entenda-os a seguir.

Evento

A maioria das empresas está no nível evento. Sua qualidade principal consiste em promover concursos em determinadas datas para impulsionar a criação de novas ideias. A finalidade desse nível é de chegar a algum conceito que gere valor à marca. Uma ideia criada nesses concursos pode gerar um novo produto ou serviço de grande valor à empresa.

Competência

Nesse caso, a organização cria processos e estruturas para definir problemas, bem como desenvolver e analisar soluções para os problemas da empresa. No fim, são estruturados planos de ação para aplicar as soluções no campo prático.

Sistema

Aqui a empresa altera sua cultura empresarial e a direcionada à inovação, fazendo com que seus colaboradores estejam sempre pensando em novas formas de solucionar problemas e de melhorar seus serviços ou produtos.

Como a gestão da inovação pode ajudar a fomentar novas ideias na empresa?

Sem uma boa gestão de inovação, o seu negócio não conseguirá aproveitar dos benefícios explicados ou alcançar melhores níveis. É preciso que você tome medidas específicas que ajudem a fomentar novas ideias na empresa. Veja algumas dicas de como fazê-lo a seguir.

Incentive o aprendizado

Nem toda a equipe se esforçará para buscar novos conhecimentos, explorar ideias e compartilhá-las com o restante do pessoal. Um dos elementos da gestão deve incluir o incentivo aos colaboradores de se informarem sobre tendências e inovações, seja por cursos, livros, workshops, palestras e eventos.

Mantenha uma mentalidade de execução

De nada adianta ter ideias promissoras e apenas deixá-las no plano teórico ou no papel. É preciso que você e os colaboradores executem as novas ideias, façam o lançamento de produtos ou serviços. Crie uma área exclusiva para que as pessoas responsáveis por captar ideias as testem, assim é possível saber quais são os resultados obtidos com sua aplicação.

Trabalhe de forma colaborativa

Para ter sucesso na implementação da cultura organizacional e inovações, é importante que todos da empresa saibam trabalhar em harmonia, sem medo de compartilhar seus pensamentos, ajudando uns aos outros, e tenham espírito colaborativo.

O trabalho em equipe ajuda no processo criativo e na partilha de insights — compreensão dos problemas —, fazendo com que as necessidades e soluções sejam compreendidas por todos, bem como que todos trabalhem em prol de um objetivo em comum.

Tenha colaboradores com pensamentos diferentes

Apesar da empresa precisar contratar pessoas que se identifiquem com os valores da organização, dificilmente um grupo de indivíduos que pensam exatamente da mesma forma conseguirão ter novas ideias.

É recomendável que você tenha uma equipe que partilhe dos mesmos valores da empresa, mas que ainda seja heterogênea e tenha um conjunto variado de visões, ideais, capacidades e paixões.

Escute seu pessoal

Um dos maiores erros cometidos pelos líderes é não saber escutar sua equipe. Também não adiantaria incentivar o aprendizado, o trabalho colaborativo e a diversificação de pensamentos se o gestor ignorar eventuais novas ideias.

O líder deve dar atenção a todos os feedbacks, opiniões, sugestões e palpites de seu pessoal, pois todas elas podem ser oportunidades para gerar uma inovação impactante à empresa.

Quando há incentivo à inovação, as empresas conseguem pensar em soluções e desenvolver ideias que nunca foram tentadas anteriormente no mercado. Por exemplo, Florianópolis é considerada a capital das inovações pelo fato de incentivar a realização de eventos de tecnologia, cultura e arte.

Conforme a Starse, o setor tecnológico da cidade faturou mais de R$ 6,7 bilhões apenas em 2018, sendo uma cidade em que surgem mais startups no país. Diante desse fato, podemos concluir que as pessoas se esforçam para inovar quando há incentivo e oportunidades para fazê-lo.

O que é preciso para implementar a gestão da inovação nas empresas?

Agora que você sabe a importância da inovação na empresa, bem como entende como é necessário exercer uma boa gestão para usufruir de suas vantagens. Confira a seguir as principais etapas para desenvolver uma organização voltada à inovação.

Transforme sua cultura organizacional

A cultura organizacional se trata de um aglomerado de valores, normas e práticas que conduzem a forma que todos da empresa interagem, pensam e se comportam.

Cada pessoa age de forma diferente em um ambiente de trabalho sem uma cultura definida, e muitas vezes as atitudes adotadas são prejudiciais ao negócio, já que o local se torna tóxico, contrário às mudanças, com muitos conflitos internos e outros problemas.

Para criar uma cultura voltada à organização é preciso que o gestor tome medidas específicas como:

  • elabore regimentos internos cujas regras tornem o ambiente mais agradável;
  • identifique, contrate e retenha talentos;
  • faça com que os colabores se sintam à vontade para fornecer ideias, opiniões e feedbacks;
  • aumente os níveis de satisfação e engajamento ao trabalho;
  • crie maneiras de simplificar o compartilhamento de criações entre os profissionais.

Mantenha o clima organizacional

Além de implementar a cultura de inovação, é preciso tomar medidas para perpetuar o clima organizacional, caso contrário, a animação dos colaboradores se dissipará com o decorrer do tempo.

Um exemplo de atitude que preserva o clima é promover constantes palestras, workshops e reuniões para debater ideias, soluções para os problemas da empresa, novidades do mercado etc.

Comunique a importância da inovação

Nem todas as pessoas entendem a real importância da inovação e como a iniciativa do colaborador é importante para fazê-la. Mesmo que você instrua a equipe sobre o assunto com discursos e palestras, é necessário fazer mudanças práticas dentro da empresa, como:

  • criar uma plataforma para a inovação — como um programa interno voltado para isso;
  • envolver os colaboradores em reuniões para encontrar os problemas rotineiros da organização e na definição de objetivos;
  • instruir os líderes a tentar extrair a criatividade dos colaboradores;
  • inteire todo o pessoal sobre as questões legais do assunto, como a propriedade intelectual, direitos autorais etc.

Reserve um tempo para a inovação

Dificilmente os colaboradores conseguirão pensar em novas ideias enquanto exercem suas atividades na organização ou estão em casa descansando. Por essa razão, é necessário destinar algumas horas da jornada de trabalho dos colaboradores para à criatividade.

Existem diferentes formas de reservar esse período de tempo:

  • livre ou indeterminado: o colaborador tem liberdade para escolher quando e por quanto tempo ele se dedicará para a inovação;
  • estimulado: similar ao anterior, mas o gestor deixa bastante claro que as horas destinadas à inovação devem ser excepcionalmente valorizadas;
  • determinado: aqui há reuniões, eventos, palestras e concursos destinados especialmente para a criatividade;
  • definido: um percentual da jornada de trabalho deve ser destinado à inovação.

Controle as atividades e resultados

Gerencie minuciosamente o processo inovativo da empresa. Disponibilize um ambiente para isso, incentive a comunicação entre os colaboradores sobre a inovação. Além disso, é crucial reconhecer o esforço dos seus talentos e oferecer recompensas como prêmios, bônus, promoções e até mesmo diplomas.

Como a gestão da inovação funciona na prática?

Neste tópico, listamos as ferramentas a serem aplicadas nas horas reservadas ao trabalho. Elas auxiliam na gestão da inovação, podem ser aplicadas simultaneamente e trazem resultados práticos para o seu negócio. Confira!

Inovation storming (tempestade de inovação)

Aqui os colaboradores se reúnem para discutir, emitir ideias e opiniões sobre os seguintes tópicos:

  • propor soluções aos problemas da empresa;
  • criar novas ofertas de produtos ou serviços;
  • aperfeiçoar os processos internos;
  • melhorar relacionamento e a experiência do cliente;
  • aumentar a presença da marca.

É muito importante que nenhuma pessoa se sinta constrangida ou impedida de emitir opiniões, fazendo com que o ambiente precise ser receptível e agradável.

Design Thinking (pensamento de design)

Esse é um processo complexo de inovação do seu pessoal e tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre seus colaboradores. Nessa ferramenta você deve mapear as experiências pessoais, culturais, contextos e pensamentos de cada indivíduo. Com isso você conseguirá ter uma visão completa da equipe e extrair o potencial de cada integrante.

Análise SWOT

Conhecida como matriz SWOT ou FOFA (em português), essa é uma ferramenta bastante usada no plano de negócios, mas que também pode ser utilizada para conhecer os setores críticos do seu negócio que precisam de mais atenção, bem como os pontos fortes de cada colaborador.

Entenda o que significa cada letra da sigla SWOT e como cada uma pode ser usada para avaliar a capacidade de inovação da empresa:

  • S (strength ou forças): qualidades internas e mais fortes da empresa, como uma equipe criativa, engajada e heterogênea;
  • W (weakness ou fraquezas): pontos fracos da empresa, como um clima organizacional tóxico;
  • O (opportunities ou oportunidades): situações externas que ajudam a empresa, por exemplo: identificação de uma necessidade do mercado;
  • T (treats ou ameaças): circunstância prejudicial e externa, como crises financeiras generalizadas que tornam a inovação mais urgente.

Mapa da empatia

O mapa da empatia tem o objetivo de compreender as necessidades e aspirações dos clientes, assim a empresa saberá que tipo de inovação mais beneficiará o negócio. Ele deve ser usado em organizações que já estudaram seus pontos fortes e fracos, bem como o cenário do seu mercado.

4Ps da gestão da inovação

Trata-se de uma estratégia utilizada na área do marketing e que foi adaptada para a inovação nas empresas. Os 4Ps são:

  • propósito: objetivo a ser alcançado com a inovação, podendo ser o aumento da produtividade, redução de custos, atração de clientes etc.;
  • processos: determinação clara das etapas do processo inovativo da empresa;
  • pessoas: definição do papel de cada pessoa no processo; os líderes, por exemplo, terão o objetivo de orientar e estimular a criatividade da equipe;
  • políticas: desenvolvimento da cultura organizacional voltada à criatividade, renovação e tecnologia.

Quais são os princípios da inovação?

Aqui listamos e explicamos os elementos que devem basear a sua tomada de decisões e estar presentes na gestão, cultura e estratégias voltadas à inovação.

Postura de aprendizado

É fundamental incentivar seu pessoal a buscar mais informações sobre suas atividades e compartilhar suas ideias. Outra atitude que você deve tomar é esclarecer que é natural que erros aconteçam e que eles devem explorar suas ideias sem ter medo de errar.

Perspectivas diferentes

Além de contratar pessoas que tenham linhas de pensamento diferente, também incentive que seus colaboradores passem por experiências diferentes e abram suas mentes, isso aumenta a probabilidade de que eles tenham ideias inovadoras.

Liderança pelo exemplo

Os líderes do negócio devem ser um modelo de referência para os colaboradores. Por isso é importante que eles também participem de todo o processo e estimulem a criatividade na gestão.

Processo bem definido

O programa de inovação deve ter um procedimento bem claro na empresa. Por exemplo, os gestores fazem uma pesquisa de mercado e estudam os processos internos da empresa, apontam quais são as suas necessidades e os colaboradores se reúnem em um determinado dia da semana para pensar em soluções às necessidades da empresa.

Com a leitura deste guia, percebe-se que o processo de inovação nas empresas deve ser muito bem planejado pelo gestor. Entretanto, ao seguir as dicas expostas neste artigo, você conseguirá criar diferenciais competitivos, potencializar seu desenvolvimento e se destacar no mercado.

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