loading
tag categoria Dicas
Conheça as 7 principais vantagens do trabalho em coworking

Por: Creazione Administrador, em 27 de novembro de 2019

Atualmente, empreendedores e profissionais que aproveitam as vantagens do coworking ao abrir uma empresa conseguem multiplicar seus resultados. Fato é que essa é uma ideia que se tornou uma das maiores tendências entre startups, profissionais liberais e freelancers, pois já existem mais de mil espaços do tipo conhecidos no Brasil, além de 200 milhões de coworkers.

Quer saber como utilizar esse ambiente a favor do seu negócio? Continue lendo nosso conteúdo para saber o que é coworking, como ele funciona e quais são suas 7 principais vantagens. Além disso, no fim, descubra como escolher o coworking ideal para satisfazer as necessidades do seu negócio. Boa leitura!

O que exatamente é coworking e como ele funciona?

Coworking — em português cotrabalho — é um modelo de trabalho em que pessoas, empresas e comunidades se reúnem para compartilhar estação de trabalho, serviços e recursos de escritório.

Não é necessário que as pessoas trabalhem na mesma empresa ou área de atuação, basta que elas tenham interesse em desenvolver suas vidas profissionais juntas, crescendo de forma ágil e colaborativa.

Na prática, é possível que uma empresa crie um espaço de coworking para que outras organizações se juntem nele — e comumente são oferecidos serviços de secretaria, internet, coperia, limpeza, portaria etc. Também há a possibilidade de que diversas empresas se reúnam para criar seus próprios espaços.

Por fim, existem os coworkings públicos, em que as estações contam com investimentos municipais e estaduais, apoio de universidades e outras entidades públicas.

Quais são as 7 vantagens do coworking?

Independentemente do tipo de coworking escolhido, as empresas conquistam um amplo número de benefícios ao optar por essa estratégia, principalmente se elas forem de microempreendedores ou novos negócios em potencial. A seguir, confira 7 das principais vantagens!

1. Redução de custos

Os custos iniciais de um negócio constituem um dos principais desafios aos empreendedores brasileiros. A diminuição de gastos é um dos maiores benefícios do coworking, já que os espaços de coworking cobram um valor significativamente menor que arcar com toda uma estrutura por conta própria.

Isso ocorre pelo fato de aluguel, luz, internet, água, móveis, entre outros gastos serem compartilhados com um grande número de pessoas. Por causa disso, a economia pode ser até quatro vezes menor.

Depois de um tempo utilizando o espaço de coworking e quando a empresa se desenvolver, será viável ter escritórios próprios. Mas, antes disso, é recomendável aproveitar essa economia para conseguir alcançar seus resultados mais rapidamente.

Um desdobramento importante desse benefício é o desenvolvimento sustentável, que consiste na capacidade de empreender gastando o mínimo de recursos naturais.

2. Aumento de networking

Os coworkers trabalham conjuntamente com profissionais de ramos variados e com diferentes objetivos comerciais. Isso permite que eles tenham contato com um grande número de fornecedores, clientes e parceiros.

Esse contato traz amplas oportunidades para expansão do networking, principalmente pelo fato de que o ambiente é propício à colaboratividade, no qual todas as pessoas se ajudam mutuamente.

3. Boa localização

Não é nada fácil encontrar um local de destaque para exercer as atividades de uma empresa, na medida em que, geralmente, os espaços centrais, com amplas vias de acesso e boa localização, já estão ocupados. Porém, como o coworking aglomera vários profissionais e empresas, eles não precisarão brigar por um espaço. Isso permite que os coworkers conquistem lugares mais vantajosos na cidade.

4. Endereço comercial

Muitos empreendedores necessitam de um endereço comercial para se manter regularizados, contudo não precisam de um espaço físico para o negócio. Por exemplo, no caso de franquias que desejam abrir filiais em outros estados, elas não precisam arcar com um novo estabelecimento, podendo simplesmente contratar uma estação de coworking.

O endereço pode ser usado para legalizar o negócio, bem como ser divulgado em sites, redes sociais, cartões de visitas e outros materiais publicitários.

5. Flexibilidade

No geral, os espaços de coworking oferecem diferentes planos aos empreendedores. Eles podem optar por planos anuais, que oferecem valores menores, mas também podem escolher um pagamento mensal para conhecer o negócio. Isso permite que você teste os ambientes antes de tomar uma decisão definitiva.

6. Transmissão de imagem mais profissional

Há espaços que fornecem aparelhos telefônicos individuais, serviços de recepção, secretaria, entre outros. Isso transmite maior credibilidade e profissionalismo ao negócio. É possível usar o telefone comercial em redes sociais, sites e cartões de visitas, o que pode ser um diferencial na conquista de novos clientes.

7. Menos burocracia

Ao contratar um plano de coworking, você poderá se instalar no local e começar o trabalho imediatamente. Assim sendo, não é necessário planejar mudanças, adquirir mobiliário, realizar pinturas, entre outros atos de organização do espaço.

Basta que você leve seu computador e outros materiais específicos para o seu trabalho. Caso haja algum empecilho com a mobília ou com a internet, por exemplo, a administração do coworking se encarregará de solucionar o problema. Ressalta-se que isso também ajuda na administração da empresa, como na elaboração de um plano de negócios.

Como escolher o coworking adequado para desenvolver seu trabalho?

Como atualmente há diversas opções de coworking disponíveis para escolha, é preciso saber como identificar o espaço adequado para seu negócio. Isso é importante para garantir a produtividade, a imagem da empresa e os demais benefícios explicados. Então, na sequência, veja como fazer isso.

Avalie a infraestrutura e a mobília

Um bom coworking deve ter uma mobília que forneça conforto e produtividade. As cadeiras e mesas devem ser ergonômicos e visar ao bem-estar dos profissionais. A decoração também deve proporcionar um ambiente agradável, já que os colaboradores passarão várias horas do seu dia no local.

Quanto à infraestrutura, o coworking deve oferecer uma rede de telefonia e de internet de qualidade. Quedas na conexão são os principais entraves para produtividade e causam grande frustração, por isso é importante considerar se ela não sofre constantes interrupções e se tem uma boa velocidade.

Estude a localização

Quanto à localização, é importante que ela seja de fácil acesso, bem como que seu entorno seja movimentado e seguro. Os locais próximos ao comércio costumam ser uma boa opção.

Saiba quem são os outros profissionais

Existem coworkings que são segmentados, ou seja, todas as empresas são do mesmo ramo, mas há aqueles que englobam diversas áreas. Em ambos os tipos de espaços é relevante conhecer os demais profissionais e empreendimentos, assim você saberá os contatos que terão e como seu networking pode ser beneficiado.

As vantagens do coworking constituem diversos diferenciais competitivos para os negócios, por isso se trata de uma das maiores tendências, especialmente para startups. Por outro lado, é crucial saber encontrar um espaço adequado que satisfaça as necessidades do seu negócio.

Siga-nos nas redes sociais e fique de olho nas nossas publicações para se manter sempre informado sobre o mundo dos negócios! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Inscreva-se na Creazione:

nome

{{formnewsletter.result.title}}

{{formnewsletter.result.text}}

Calculadora | Sistema de contagem de prazos

Este sistema é destinado ao uso dos colaboradores da Creazione.
Determina a data final de um prazo, bem como a quantidade de dias contidos no período.

carregando prazos

{{prazos.result.title}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.holyday_date}}

{{prazos.result.next_working_day}}
{{prazos.result.next_working_date}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.end_date}}

{{prazos.result.normal_days}} dias entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}
{{prazos.result.working_days}} dias úteis entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}