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Gestão de marca para startups: o guia completo

Por: Creazione Administrador, em 20 de novembro de 2019

Grande parte dos empreendedores acreditam que seus potenciais clientes são atraídos apenas pelos preços e qualidade de seus produtos ou serviços. Porém, muitos decidem pela marca que mais se identificam, o que torna fundamental a realização de uma boa gestão de marca para startups para garantir seu espaço no mercado.

Como esse é um tema excepcionalmente importante para o sucesso de sua startup, elaboramos este texto que engloba tudo o que você precisa saber acerca do assunto. Explicamos o conceito de gestão de marca, sua importância para startups, seus benefícios, as dicas mais eficientes de como fazê-la, quais são os erros mais comuns, entre outros tópicos. Confira!

O que é gestão de marca?

Antes de começar a gerir uma marca — ou brand —, primeiro é importante entender no que exatamente consiste uma. Diferente do que muitos pensam, a marca não é somente um nome, logotipo ou identidade visual, mas um conjunto de experiências, impressões e sentimentos que o público tem sobre os produtos ou serviços fornecidos pela sua empresa.

A gestão de marcas — também conhecida como branding em inglês — são as estratégias, táticas e planejamentos que objetivam alterar a percepção que os consumidores têm sobre a sua marca. Elas podem melhorar a imagem do negócio ou posicioná-lo adequadamente no mercado.

É necessário que uma marca seja planejada, bem-estruturada, gerenciada e promovida adequadamente, todas essas atividades fazem parte do branding. Trata-se de um conceito mais amplo e complexo que muitos imaginam e, para que você compreenda melhor sobre a gestão de marcas, é preciso entender os seguintes elementos:

  • propósito: a marca deve ter uma premissa bem definida, sendo o motivo pelo qual o negócio foi criado e os colaboradores se dedicam à empresa;
  • consistência: é necessário manter a mesma linguagem com o público, bem como que a comunicação esteja alinhada com o propósito e posicionamento da marca;
  • emoção: a marca deve usar de forma inteligente as emoções na comunicação para dar mais efetividade às ações de marketing;
  • flexibilidade: é possível que a marca se adapte aos reais desejos do público, tomando cuidado para não perder sua identidade;
  • envolvimento dos colaboradores: a equipe da empresa também deve estar alinhada com os objetivos e a linguagem da marca;
  • lealdade: seja leal aos clientes fidelizados e que defendem a marca;
  • aprendizado: para maximizar os resultados e efetividade da marca, é necessário estudar os concorrentes para aprender com seus erros e se inspirar nos seus acertos.

Para que serve a gestão de marca?

O objetivo principal do branding é garantir que todos os stakeholders — qualquer pessoa ou grupo que tenha interesse na empresa, como parceiros, clientes ou investidores — entendam de forma clara o seu posicionamento no mercado. Isso potencializa a sua visibilidade e relevância, além de permitir que mantenha uma boa reputação com seu público.

Ao investir em uma boa gestão de marcas, a empresa criará uma identificação com as pessoas, suas histórias, causas e promoverá boas experiências. Tudo isso permite que o negócio cresça de forma mais duradoura e inteligente, já que os stakeholders têm uma ligação pessoal com a marca, confiam nela e conseguem prever suas atitudes.

Qual é a importância da gestão de marca para startups?

Um dos maiores pontos das startups reside no fato de que elas têm clareza em relação aos benefícios funcionais de seus produtos ou serviços, ou seja, elas trazem algo inovador e que agrega muito valor aos potenciais clientes. Mas de nada adiantaria ter uma ideia concreta e promissora se a organização não consegue vendê-la para o seu público-alvo.

Geralmente, as startups iniciam suas atividades em um mercado novo e de alto risco, o que torna difícil a atração de investidores ou clientes. Para superar esse problema, a empresa precisa investir nos benefícios emocionais, que incluem a confiança na marca, entrega de propostas de valor diferenciadas, entre outros aspectos.

É nessa questão que o branding se torna um fator crucial para que o negócio se destaque no mercado e conquiste a confiança de stakeholders. Com o apoio de uma boa empresa especializada na gestão de marcas para startups, ela conseguirá trabalhar os elementos específicos que auxiliam no alcance desse objetivo. Veja como funciona cada um deles a seguir.

Proposta de valor

Consiste em esclarecer o propósito da empresa, fazendo com que os clientes e investidores entendam exatamente como ela atuará no campo prático. Esse é um elemento importante pelo fato das startups trabalharem com ideias inovadoras que podem ser de difícil compreensão em um primeiro momento.

Product Marketing Fit

Esse é um termo em inglês que significa o espaço de mercado que a empresa atuará. A startup deve posicionar a marca de forma que atinja as pessoas que efetivamente precisam ter seus problemas resolvidos, caso contrário, não conseguirá vender seus serviços ou produtos.

Cultura empresarial

São as práticas, valores, hábitos, princípios e diretrizes que envolvem a rotina da empresa. Os colaboradores também devem entender perfeitamente o propósito da empresa, qual mercado deve ser atingido e qual linguagem utilizar perante os consumidores.

Quais são os benefícios de uma boa gestão de marca?

Atualmente, a gestão de marca para startups é crucial para qualquer organização que deseja garantir seu espaço no mercado, isso ocorre pela grande quantidade de benefícios obtidos pelas empresas, podendo impactar até mesmo no seu valuation — termo em inglês que significa processo de avaliação de uma empresa. Confira as principais vantagens nos tópicos seguintes.

Consolida a imagem perante o mercado

A finalidade principal das ações de branding é a de garantir que a identidade da organização seja consistente em todas as suas campanhas e seja sempre reconhecida pelo seu público.

É bastante comum que novos empreendedores utilizem diferentes apresentações, linguagens e posturas ao se comunicar com seus clientes, por entenderem que cada uma delas se encaixa melhor em determinada situação.

Mas esse é um erro que diminui a efetividade de suas campanhas de marketing. Uma boa gestão de marca cria uma personalidade sólida e consistente do seu negócio, assegurando que ele tenha sempre a mesma imagem em qualquer ocasião, isso evita interpretações errôneas ou confusões com as leads — que são seus potenciais clientes.

Transmite valor ao público

O serviço também reforça as características mais marcantes da sua empresa, desde que você deseje que elas sejam destacadas. Na gestão de marcas para startups, qualidades como inovação, foco na experiência do cliente, dedicação e organização podem ser os valores pelos quais a empresa será lembrada pelo seu público.

Isso também está relacionado ao tipo de mercado que sua empresa se direciona. Cada público busca diferentes características — por exemplo, há consumidores que preferem marcas que transmitem uma imagem mais séria, enquanto outros desejam negócios com perfil mais descontraído.

Outro exemplo é o fato de que há clientes que dão mais valor a produtos consistentes, há quem favoreça entregas ágeis e rastreáveis, outros que preferem empresas responsáveis socialmente etc. O branding possibilitará que sua empresa emane o valor adequado ao nicho de clientela desejado.

Destaca o negócio

Outro objetivo desse tipo de gestão é o de tornar a organização única aos olhos do público. Mesmo que a startup traga uma ideia inovadora, ainda podem existir concorrentes que ofereçam bens ou serviços similares. Para se destacar no mercado, será necessário pensar o que diferencia sua empresa de todas as outras e quais características compõem sua identidade.

Alguns exemplos de individualidades que podem ser criadas estão o preço, forma de atendimento, qualidade, organização ou até mesmo o posicionamento da marca.

Capta leads com maior potencial

O trabalho da gestão de marca contribui para a obtenção de retornos diretos ou indiretos ao faturamento do negócio. Mas é graças ao foco no perfil específico de um cliente e consistência da marca que a empresa conseguirá uma maior quantidade de visitantes com potencial de compra.

Essa estratégia também aumenta a taxa de conversão, transformando os interessados em leads qualificadas — que são os clientes que estão interagindo com a empresa e pesquisam sobre seus produtos e serviços —, com os clientes certos, você conseguirá fechar negócios e fidelizá-los mais facilmente.

Como fazer uma gestão de marca eficiente?

Construir uma marca forte não é um dos principais desafios para qualquer empreendedor, é preciso dedicação, organização, estudo e aplicação de técnicas específicas para isso. Continue lendo os tópicos abaixo para saber quais são elas.

Alinhe a marca com os objetivos da startup

A primeira etapa consiste em delimitar precisamente o objetivo principal da empresa, tornando claro seu propósito e suas diretrizes. Depois, estabeleça o público-alvo que será atingido e, por fim, anote as mensagens que sua empresa deseja transmitir para eles.

O branding alinhará a marca do negócio de acordo com todos esses elementos, fazendo com que todos entendam seu objetivo, que a empresa atinja o perfil ideal de clientes e demonstre a imagem desejada.

Esse é um passo importante pelo fato de que marcará sua presença inicial no mercado, ela deverá se manter constante durante toda a vida da empresa ou até futura reformulação da marca (que pode acontecer quando a empresa deseja alterar seu público, por exemplo).

Tenha uma identidade de marca bem definida

A identidade de marca é que o faz com que as líderes de mercado sejam reconhecidas com poucos elementos, como um ícone. Entretanto, elas recebem o auxílio de uma agência especializada na gestão de marcas para startups, que criam um universo para elas, garantindo que tal marca seja única e mais forte.

Geralmente, os primeiros componentes visuais trabalhados na empresa são o nome e o logotipo, mas ainda há outros pontos que formam a identidade visual do negócio, confira os principais deles a seguir.

Cores

Além de deixar sua marca mais atrativa, as cores também funcionam como ferramentas de comunicação da empresa. Existe um estudo denominado psicologia das cores, que busca compreender o comportamento humano diante de diferentes tons.

Cada uma delas desperta determinados sentimentos no público, tornando relevante que você escolha as que transpareçam os atributos do negócio. De forma bastante simplificada, as cores transmitem as seguintes sensações:

  • vermelho: paixão, fúria, energia, poder;
  • rosa: saúde, felicidade, brincadeira, feminilidade;
  • amarelo: sabedoria, imaginação, otimismo;
  • laranja: humor, equilíbrio, calor;
  • verde: meio ambiente, perseverança, cura;
  • azul: tranquilidade, confiança, segurança;
  • roxo: espiritualidade, intimidade;
  • marrom: terra, conforto, simplicidade;
  • preto: poder, sofisticação, elegância;
  • branco: proteção, pureza, paz.

Símbolos

Apesar do logotipo ser a imagem mais reconhecida em uma marca, ainda há outros itens que complementam sua identidade, como ilustrações, ícones ou símbolos. Eles podem consistir em figuras geométricas ou abstratas, mascotes, paisagens, estilo de arte etc.

O importante é que os símbolos sejam coesos com a marca e consistentes, pois o objetivo principal de criá-los é o de fazer com que o público os reconheça facilmente.

Tipografia

São as fontes utilizadas para escrever textos relacionados à marca em campanhas da empresa. O site, seus banners, propagandas e enunciados, por exemplo, usarão sempre o mesmo estilo de letras.

Existem dois tipos de fontes: as primárias e secundárias. Geralmente as primeiras são usadas nos logotipos e ficam mais conhecidas. Já as secundárias servem como apoio e são usados para comunicação em geral, como campanhas de marketing.

Slogan

Por fim, o slogan consiste em uma frase que, quando lida ou ouvida, faz com que o cliente associe sua empresa imediatamente. Alguns exemplos famosos são “Just do it”, “Amo muito tudo isso” e “Think different” — percebe-se que elas são curtas, marcantes e estão alinhadas à mensagem que a empresa deseja transmitir.

Há slogans que permanecem os mesmos por muito tempo, mas também é possível que eles sejam alterados após algum tempo para adequar o posicionamento da marca.

Todos esses elementos deverão ser registrados no órgão responsável para isso, garantindo seu uso exclusivo.

Defina o tom e a voz

Você deverá construir uma voz única para que a empresa se comunique com seu público — ela pode ser descontraída, séria, inspiradora, alegre etc. Como também é possível que ela utilize vocabulário ou gírias diferenciadas.

Nessa etapa, também é importante criar uma brand persona, que consiste na criação de personagem que represente os valores da empresa. Quando você ou seus colaboradores trocarem mensagens nas redes sociais, será utilizada uma única voz e personalidade, como se fosse a empresa conversando com o cliente. Isso ajuda a manter a consistência na imagem da empresa.

Esteja presente nas redes sociais

Ter páginas e ser ativo nas mídias sociais já deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade básica para qualquer empresa que deseja manter sua presença online.

Crie perfis corporativos nas redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, adote o tom de voz adequado e se mantenha sempre ativo. Você pode participar de grupos, fazer publicações que chamem a atenção do seu público-alvo, interagir com outras páginas etc.

Envolva os colaboradores na gestão de marca

Gerir a marca não deve ser de responsabilidade apenas do gestor e da agência especializada contratada. Lembre-se de que a marca também traz os objetivos do negócio e determina a cultura empresarial desejada, por isso é importante que os colaboradores entendam a mensagem que ela deseja transmitir.

Além disso, eles precisarão adotar a voz da empresa ao se comunicar com os clientes, incluindo com aqueles que visitarem a empresa pessoalmente.

Tenha um propósito

O propósito consiste na razão da marca existir. Esse é um passo negligenciado por muitos gestores, porém, é muito valioso, já que ele servirá de base para a criação do logotipo, slogan e outros elementos. Para chegar a esse propósito, responda as seguintes perguntas:

  • por que a empresa foi criada?
  • quais eram as vontades dos fundadores?
  • o que eles queriam transformar no mercado com a criação da empresa?

Você também pode conversar com seus consumidores e colaboradores e entender as razões pelas quais eles se conectam e acreditam na empresa. Mesmo que a resposta encontrada não seja o propósito inicial da empresa, trata-se de sua finalidade atual.

Faça parcerias com outras marcas

Com o intuito de maximizar a visibilidade da sua marca na internet, você pode firmar parcerias com outras empresas que não sejam concorrentes diretas da sua empresa. Na prática, seu parceiro indicará sua marca aos clientes e vice-versa. Essa estratégia terá mais eficácia quando o produto ou serviço das organizações se complementam, por exemplo.

Quais são os erros mais cometidos na gestão de marca?

Agora que você leu os passos mínimos para realizar uma boa gestão de marca para startups, resta saber quais são os erros mais comuns de serem cometidos no processo e como evitar sua ocorrência, veja-os a seguir.

Não ter uma identidade visual bem definida

A identidade visual precisa ser minuciosamente trabalhada, fazendo com que seus elementos se complementem e operem em harmonia.

Entretanto, também é relevante que ela esteja de acordo com as diretrizes organizacionais, caso contrário, os clientes perceberão que a marca não condiz com as atitudes tomadas pela organização e não se identificarão com o negócio.

Para que você saiba como deve ser a identidade visual, será necessário estruturar um planejamento estratégico ou plano de negócios que contenha sua identidade corporativa, que é composta pela missão, visão e valores. Entenda como funciona cada um desses elementos:

  • missão: é a razão pela qual a empresa foi criada, consistindo na sua identidade — ela pode ser “solucionar os problemas de seus clientes com mais agilidade”, por exemplo;
  • visão: futuro que a empresa pretende alcançar, como referências na sua região;
  • valores: são os princípios e comportamentos que a empresa adota para lidar com seu público, como responsabilidade social, satisfação do cliente, honestidade etc.

Esses princípios são importantes para a empresa de outras formas, servindo como base para a tomada de decisões e identificação de talentos — colaboradores cujos perfis estão alinhados com a filosofia do negócio.

Lembre-se de estruturar a sua cultura organizacional e tomar medidas para que os colaboradores a sigam, fazendo com que a identidade visual transpareça na empresa.

Não planejar as campanhas

As campanhas de marketing são as principais ferramentas para divulgar a marca, mas elas devem ser minuciosamente planejadas para não fracassarem ou transmitirem uma ideia errada do negócio.

Para ter sucesso nessas atividades, é preciso estabelecer os objetivos da marca e definir como a campanha contribuirá para alcançá-lo. Também é fundamental que ela dialogue corretamente com seu público — se ele é despojado e jovem, por exemplo, será preciso que a campanha seja informal.

Um erro bastante comum de ser cometido pelos gestores é não monitorar as campanhas. Mesmo que ela seja bem elaborada, é possível que ela não funcione ou proporcione os resultados desejados. Será preciso acompanhar o andamento, mensurar os ganhos, identificar problemas e realizar as mudanças necessárias.

Não delimitar bem seu público-alvo

Um bom branding está diretamente relacionado à comunicação com o público-alvo. Se a campanha não atingir o consumidor desejado, significa que ela foi falha. Para delimitar seu público adequadamente, primeiro você deve fazer uma pesquisa de mercado e identificar as seguintes características dos potenciais clientes:

  • gênero;
  • escolaridade;
  • faixa etária;
  • concentração geográfica;
  • faixa de renda;
  • gostos;
  • problemas;
  • comportamento;
  • entre outras características.

Converse com as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços e para entender seus problemas reais. Após, defina grupos de segmentação e escolha um nicho que você pretende atingir.

Por fim, você deverá criar uma persona, que consiste na personificação do seu cliente ideal. Trata-se de uma pessoa imaginária com nome, personalidade e características dos clientes que pretende alcançar. Ao fazê-lo, você terá valiosas informações, como:

  • problemas reais de seus clientes;
  • como você pode solucioná-los;
  • hábitos e trabalhos;
  • forma de comunicação adequada;
  • etc.

Não se aproveitar do meio digital

Atualmente, uma empresa não consegue ter relevância no mercado sem aproveitar inteligentemente das tecnologias, até mesmo empresas focadas em um nicho podem perder seu público se não tiver presença no meio digital.

Por outro lado, as marcas que conseguem se posicionar no meio digital são capazes de conquistar novos clientes, aumentar seu engajamento, expandir seu networking — rede de contatos — e conhecer novas oportunidades de parceria. Para isso, é preciso investir em estratégias de marketing digital e explorar oportunidades em sites, aplicativos e redes sociais, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Reddit;
  • entre outras.

Por que contar com uma empresa especializada para fazer a gestão de marca da startup?

Há inúmeros fatores que devem ser minuciosamente trabalhados pela empresa, caso contrário, o público-alvo terá a ideia errada sobre o negócio. Mas de nada adiantaria realizar todo esse trabalho se você não consegue protegê-la.

Por exemplo, se a sua empresa fizer sucesso, é possível que um terceiro a utilize e obtenha lucros indevidamente. Por isso, é fundamental contratar uma consultoria especializada no registro de marca e garantir o seu uso exclusivo, bem como proteção legal.

O órgão brasileiro responsável por esse registro é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo que uma boa empresa realiza as seguintes atividades:

  • faz uma busca prévia para verificar se é possível registrar sua marca;
  • orienta sobre a documentação necessária para fazer o pedido de depósito de registro de marca;
  • acompanha diariamente o andamento do processo;
  • sabe exatamente como cumprir eventuais solicitações ou exigências feitas pelo INPI;
  • realiza todas as demais etapas necessárias para assegurar o registro.

Não é fácil realizar a gestão de marca para startups, mas esse é um processo necessário para garantir o sucesso do negócio. Entretanto, lembre-se de que é fundamental tomar as providências para oficializar sua marca e fazer o registro necessário perante o INPI.

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