loading
tag categoria Mercado
Conheça as 9 principais características de uma startup

Por: Creazione Administrador, em 23 de agosto de 2019

O impacto das startups no mercado brasileiro e mundial cresce a cada dia e novas empresas neste ramo vem surgindo. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil já conta com mais de 10 mil startups e 45,5% destas empresas estão situadas na região sudeste do país. Mesmo assim, há grandes polos de tecnologia e inovação espalhados pelo país que reúnem considerável número de startups em seu entorno.

Exemplo disto é o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (TecnoPUC), em Porto Alegre, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis, que conta com mais de 1200 associados nos 13 polos de inovação e tecnologia do estado e o Porto Digital, um dos principais polos de inovação do país, situado em Recife, capital do estado de Pernambuco.

Mas afinal, como identificar uma startup? O termo foi pela primeira vez utilizado em um artigo da década de 70 em um artigo da revista Forbes. De modo geral, “uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza”, conforme a definição de Eric Ries, autor do best-seller The Lean Startup.

Com o advento da internet no fim do século passado e início do novo milênio, muitas empresas adotaram o termo para descrever sua nova visão de negócios.

Vale lembrar duas importantes informações. A primeira é que uma startup não precisa necessariamente trabalhar com produtos ou serviços digitais. O segundo é que está errado classificar um empresa recém fundada como uma startup, pois o que caracteriza uma empresa como uma é o seu rápido crescimento frente ao mercado e de forma escalável.

 

Abaixo, trouxemos as 9 principais características que uma startup de sucesso precisa ter. Confira:

Inovação

A inovação é o alicerce de qualquer startup. Precisa estar em seu DNA. Afinal, o propósito de vida de uma startup é encontrar soluções diruptivas para os problemas do cotidiano. É esta inovação que proporciona às startups um rápido crescimento no mercado, incomum em empresas tradicionais.

Escalabilidade

Significa que uma startup pode crescer em um nível bastante acelerado sem que os custos que formam o negócio (operacionais, pessoal…) cresçam proporcionalmente. Neste formato, não existem barreiras para o incremento da lucratividade, como a necessidade de altos investimentos.

Flexibilidade

As startups vivem em um cenário que exige muita agilidade, rapidez e vivem em um condições de extrema incerteza. Por este motivo, devem estar sempre aptas a se transformar conforme as exigências do mercado. Além disso, seus colaboradores possuem flexibilidade de horários, aumentando o dinamismo e extraindo os melhores potenciais de cada um.

Trabalho em equipe

Como falamos acima, os funcionários de startups possuem flexibilidade de horários, tendo como consequência a extração dos melhores resultados de cada um. Além disso, os profissionais destas empresas trabalham em perfeita sinergia, com seus conhecimentos multidisciplinares, para terem êxito nos projetos desenvolvidos.

Baixa burocracia

Como a vida das starups é cheia de riscos, é rápida e tudo muda com muita velocidade, este modelo de empresa é desburocratizada, pois precisa ser ágil na entrega de seus produtos e/ou serviços aos seus clientes.

A desburocratização dos processos dentro da starup possibilita que os funcionários consigam ter mais autonomia nas suas ações ou ideias, se sintam mais seguras e engajadas com o propósito da empresa.

Investimento em planejamento e pesquisa

Como vimos no começo deste artigo, a missão das startups é solucionar os problemas de empresas ou pessoas. Por isso, elas investem em planejamento no planejamento estratégico de todos os setores da empresa, porque confiar apenas nas ideias é um risco muito grande a se correr.

Investir em planejamento é significado de redução de riscos. E como já falamos, o risco sempre está presente em toda startup.

Além disso, há sempre muita pesquisa. Para entender o mercado, para entender as tendências, as necessidades dos consumidores e ter uma base sólida e de conteúdo para a concepção de um projeto.

Geração de valor

A geração de valor para seus clientes é a maior missão de uma startup. Com pesquisa, planejamento, boas ideias e os benefícios da tecnologia que dispomos nos dias atuais, é possível criar soluções cada vez mais significativas para facilitar a vida dos usuários.

Repetibilidade

Isto significa que o modelo de negócios da empresa deve ser repetível, entregando seus produtos e/ou serviços de modo reprodutivo, sem que a necessidade de customização em excesso ou acréscimo expressivos na operação.

Risco elevado

Operar uma startup significa operar com o risco a todo o momento, pois, muitas vezes, o retorno do investimento não é garantido por vários fatores do macroambiente. Além disso, é bastante comum que estas empresas contém com financiamentos oriundos de investidores, empréstimos bancários e outros. Por isso, é muito comum ver estas empresas revendo seus planos de negócios no decorrer do tempo.

Se você se considera com um perfil empreendedor, pensa em abrir uma startup e dar vida à sua ideia, lembre-se que, muito mais que a ideia, é preciso muito planejamento e pesquisa e que flexibilidade não é sinônimo de menos trabalho. Muitas vezes você terá que investir alguns finais de semana e algumas noites no seu negócio.

Monte uma equipe seleta, com os melhores talentos, conhecimentos multidisciplinares e que acreditam que o seu produto ou serviço fará a diferença na vida das pessoas. Tenha a certeza que você tem ao seu lado os melhores profissionais de cada área.

Não tenha medo de errar, pois o erro é um processo comum em um cenário de coisas novas e incertas. Aprenda com seus erros. A partir deles, crie planos de melhoria contínua e planos de ação para que eles não voltem a ocorrer no futuro.

E por fim, mas não menos importante, não esqueça de realizar o seu registro de marca. Veja ele como um investimento para o seu negócio. A partir dele, você faz com que sua marca tenha muito mais valor no mercado, por exemplo. Confira abaixo, no artigo que preparamos para você, o porquê de registrar uma marca e quais são as 5 vantagens indiscutíveis.

https://blog.creazionemarcas.com.br/por-que-registrar-uma-marca-confira-5-vantagens-indiscutiveis/

 

 

Inscreva-se na Creazione:

nome

{{formnewsletter.result.title}}

{{formnewsletter.result.text}}

Calculadora | Sistema de contagem de prazos

Este sistema é destinado ao uso dos colaboradores da Creazione.
Determina a data final de um prazo, bem como a quantidade de dias contidos no período.

carregando prazos

{{prazos.result.title}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.holyday_date}}

{{prazos.result.next_working_day}}
{{prazos.result.next_working_date}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.end_date}}

{{prazos.result.normal_days}} dias entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}
{{prazos.result.working_days}} dias úteis entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}