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6 vantagens do licenciamento de marca que você precisa conhecer

Por: Creazione Administrador, em 4 de abril de 2019

Você sabe o que é licenciamento de marca? Esse é um procedimento que traz uma ampla lista de vantagens à organização, mas uma grande parte dos gestores não obtêm esses benefícios por não saberem quais são eles ou como aproveitá-los.

Se você já viu brinquedos, programas de TVs ou outros meios criativos que usaram uma marca para vender um produto ou serviço, então já presenciou o licenciamento de marca. Essa estratégia pode ser favorável ao seu negócio e criar vantagens competitivas perante os concorrentes de mercado.

Neste artigo, vamos explicar o que exatamente é o licenciamento de marca e como é o funcionamento dessa tática, listar 6 das suas principais vantagens e ainda expor alguns exemplos de aplicação prática. Boa leitura!

O que é licenciamento de marca e como funciona essa estratégia?

O licenciamento ou licensing de ativo de uma propriedade intelectual consiste na licença de direitos de uso de uma determinada propriedade exclusiva do titular para terceiros com a finalidade de agregar valor a um serviço, produto ou comunicação da entidade licenciada.

É o direito de utilizar a marca de uma empresa licenciando a outra para explorar comercialmente um de seus elementos. Contudo, também é possível que ela seja utilizada para fins não lucrativos, como campanhas de solidariedade, podendo ter como objetivo a expansão do alcance da marca. Inúmeros itens podem ser licenciados, e alguns exemplos são:

  • personagens (como mascote) da marca;
  • imagens de personalidades famosas;
  • obras artísticas;
  • marca.

Já os bens que podem ser gerados a partir de licenciamento são variados, tais como:

  • programas de TV;
  • alimentos;
  • brinquedos;
  • editorial;
  • confecção.

Porém, tornar-se um licenciado bem-sucedido não é uma tarefa fácil, pois não é qualquer personagem ou marca que terá sucesso no mercado.

A construção de uma marca deve ser minuciosamente estudada e construída de forma inteligente, para que ela seja forte, sólida e capaz de atrair o público desejado. Caso contrário, ela não terá força suficiente para impulsionar o licenciamento.

Quais são as vantagens do licenciamento de marca?

São vários os benefícios da tática, e eles se aplicam tanto à empresa que faz o licenciamento quanto a que recebe o direito de utilizar a marca. Confira as 6 principais vantagens dessa estratégia nos tópicos abaixo.

1. Valorização

A vantagem mais facilmente percebida nesse processo é imediato reconhecimento e valorização, pois os consumidores e o público em geral que entrarem em contato com os produtos licenciados terão uma aproximação com a sua marca.

Um exemplo claro é o contato com os alimentos licenciados por uma organização e produzidos por outra. As pessoas conhecerão a marca ao ver no cardápio um sabor com seu nome. Nesse caso, sua marca foi exposta de forma positiva para o cliente, o que traz uma grande valorização.

2. Alto alcance de venda

Quando o licenciado opta por uma marca de valor considerável, ou seja, que já está consolidada no mercado e é valorizada pelos consumidores, há um crescimento exponencial das vendas, na medida em que o público reconhecerá a marca e desejará adquirir seus produtos.

Por sua vez, esse benefício também atinge a empresa que ainda não tem uma marca com uma presença impactante no mercado, já que haverá uma valorização dela e, consequentemente, maior alcance de venda.

3. Reconhecimento dos produtos

Do ponto de vista do consumidor, existe uma inevitável associação entre os valores da marca e seus produtos licenciados. Quando uma pessoa adquire um bom produto ligado à sua marca, há uma aproximação positiva entre as duas partes.

Essa é uma das razões pelas quais é fundamental construir uma boa marca, já que com essa característica os produtos frutos do licenciamento também serão mais marcantes ao consumidor. Caso a empresa consiga transmitir seus valores institucionais, a estratégia se torna uma poderosa arma para inspirar, motivar e engajar os consumidores.

4. Direito exclusivo

O direito exclusivo da marca pelo licenciador é um fator mais vantajoso do que muitos imaginam, uma vez que, com ele, é possível cobrar taxas e royalties pelo uso, resultando em uma renda extra para o seu negócio.

5. Vantagem competitiva em relação aos concorrentes

Com o mundo cada vez mais globalizado e o mercado mais competitivo, além do fato de que o país vem enfrentando uma crise econômica generalizada, qualquer ferramenta pode ser usada a fim de criar uma vantagem competitiva para um negócio.

Não é fácil construir uma marca forte, e várias empresas do mercado não conseguem constituí-la. Se o seu negócio possuir esse diferencial, ele terá uma grande vantagem competitiva sobre os demais, já que o licenciamento fornece um elevado número de benefícios.

6. Abertura de mercados

Para o proprietário da propriedade intelectual da marca, há maior facilidade na exploração de diferentes segmentos, localidades, mercados e regiões, já que as vendas poderão atingir outros lugares.

Dessa forma, quando o empreendedor desejar expandir sua área de atuação, ela terá influência em várias localidades. Dependendo da forma de licenciamento, a expansão vai além do aspecto regional e também pode consolidar outros perfis de consumidores.

Tudo isso é obtido com um investimento reduzido, ou seja, não será necessário despender um grande volume de capital para conquistar e atrair novos clientes para a marca.

Quais são alguns exemplos de licenciamento de marca?

Para que você consiga visualizar como um licenciamento é feito e pode ser benéfico no campo prático, veja alguns exemplos reais de como algumas empresas de sucesso aplicaram essa estratégia.

Ovomaltine

No ano de 2016, depois de longas negociações com o McDonald’s, essa gigante dos fast-foods conseguiu o uso exclusivo da marca Ovomaltine para oferta e comercialização de milk-shakes — exclusividade essa que anteriormente estava nas mãos do Bob’s desde 1959.

O uso do sabor de chocolate crocante não está restrito a uma rede de fast-food, podendo ser utilizado em sorvetes, sobremesas etc. Mas o uso da marca Ovomaltine (nome, logo e outros elementos que a identificam) somente poderá ser feito pelo McDonald’s.

Disney

Esse é um dos maiores exemplos possíveis no mercado, pois a Disney tem um grande número de personagens que podem ser utilizados para criar outros produtos, principalmente brinquedos. A venda de bens gerados com o licenciamento ultrapassa a venda de bilhetes de todas as suas animações, portanto é inegável que a estratégia pode se tornar uma grande fonte de renda para uma empresa.

A estratégia de licenciamento de marca pode ser vantajosa para sua empresa, podendo impulsioná-la no mercado. Entretanto, é fundamental que sua marca tenha potencial para isso, caso contrário não será possível aproveitar esses benefícios.

Esperamos que este post tenha sido útil para você. Quer saber mais sobre marca? Aproveite que está por aqui e confira 5 vantagens indiscutíveis de registrá-la!

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