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Confira o guia completo sobre como fazer um plano de negócios

Por: Creazione Administrador, em 1 de abril de 2019

Como fazer um plano de negócios? Essa é uma pergunta comum a todos os empreendedores interessados em abrir a sua empresa. Existem muitas razões para fazer esse documento, e elas vão muito além do que apenas garantir financiamento para iniciar ou expandir seus negócios.

Ele também é usado por organizações que estão tentando atrair funcionários, prospectar novas parcerias, lidar com fornecedores ou simplesmente entender melhor como gerenciar o seu próprio empreendimento.

Seja qual for o motivo para escrever um plano de negócios, ele mais parece com uma tarefa de casa. Nem todos os negócios são lançados com esse documento formal, mas muitos fundadores encontram valor em dar um tempo para planejar, pesquisar o mercado que desejam entrar e entender a estratégia por trás de suas táticas.

Por isso, preparamos este guia completo sobre a elaboração de um plano de negócios, comentando sobre sua importância e como deve ser feito. Vamos compartilhar também livros capazes de auxiliar nessa jornada e os erros que você não pode cometer. Continue a leitura para saber mais!

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um documento que resume os objetivos operacionais e financeiros de um empreendimento, detalhando os planos e orçamentos de como as metas devem ser alcançadas. Ou seja, é o roteiro para o sucesso de uma empresa. Dessa forma, para quem está abrindo seu próprio negócio, trata-se de um processo crucial.

Esse documento descreve por escrito o futuro da sua empresa, incluindo os objetivos, as estratégias a serem utilizadas, possíveis cenários, maneiras de resolver problemas, a estrutura organizacional (títulos e responsabilidades), os tipos de patente a serem registradas e, finalmente, o montante de capital necessário para financiar o seu empreendimento e mantê-lo.

Como o plano contém projeções financeiras detalhadas e as previsões sobre o desempenho de sua empresa, ele é uma ferramenta muito útil para o planejamento de negócios do dia a dia. Por isso, deve ser revisado regularmente e atualizado conforme necessário.

Trate-o como o primeiro e principal documento do seu novo negócio e, conforme sua empresa cresce, edite e adicione mais informações. Assim, um plano de negócios é uma precaução que impedirá você de perder tempo e dinheiro em um empreendimento que não funcionará.

Caso sua empresa já esteja estabelecida, mas ainda não exista um plano de negócios, você também poderá fazê-lo a qualquer momento. Ele será um documento de referência útil para continuar a desenvolver e conquistar os seus principais objetivos.

Qual é o objetivo de um plano de negócios?

Infelizmente, para muitos empreendedores, o plano de negócios é negligenciado. Confrontados com limitações de tempo, pessoal limitado e constantes desafios competitivos, muitas vezes eles até sabem da importância do planejamento de negócios, mas aguardam “até que tenham tempo” para fazê-lo. No entanto, o documento, seja simples ou complexo, ajuda você a gerenciar adequadamente sua empresa e a superar muitos desafios de mercado e operacionais.

Se você está à procura de uma maneira estruturada de expor seus pensamentos e ideias, compartilhando com pessoas que podem ter um grande impacto no seu sucesso, um plano de negócios é um excelente ponto de partida.

O documento é essencialmente uma solução para um problema: como você vai transformar sua visão de um negócio de sucesso em realidade? O propósito desse planejamento inicial afetará tudo, desde a quantidade de pesquisa que você tem que fazer, até a aparência do plano final, além, é claro, o que você fará com ele. Geralmente, o plano de negócios possui três partes principais:

  • conceito de negócio, no qual é abordado o setor, sua estrutura, o produto ou serviço específico e como planeja ter sucesso no empreendimento;
  • situação do mercado, com uma análise dos clientes em potencial, a competição e qual o diferencial da sua ideia;
  • demonstração financeira, apresentando fluxos de caixa, balanços e outros índices financeiros.

Se durante a fase de planejamento você descobrir que seu negócio não é viável, o documento terá feito o seu papel de economizar enormes quantias de dinheiro e tempo. Não há sentido em iniciar uma ideia que está fadada ao fracasso. Seu tempo será melhor gasto com outra ideia que pode ser mais viável. É melhor errar no papel do que no mercado.

Por que é importante saber como fazer um plano de negócios?

Se você tem uma ideia para iniciar um novo empreendimento, um plano de negócios pode ajudá-lo a determinar se ela é viável. Como já comentamos, não faz sentido iniciar um negócio se houver pouca ou nenhuma chance de que ele seja lucrativo. Um bom plano ajuda a descobrir qual a probabilidade de sucesso da sua empreitada.

Além disso, em muitos casos, as pessoas que abrem novos negócios não têm o dinheiro necessário para iniciar o empreendimento. Se for necessário financiamento inicial, você precisa ter um plano de negócios pronto para mostrar aos investidores em potencial, demonstrando como a ideia proposta será lucrativa.

Entretanto, conseguir capital não é a única razão para atualizar seu plano de negócios. O começo de um novo período financeiro, mudanças significativas no mercado, o desenvolvimento de um produto inovador ou se seu antigo plano não mais refletir a realidade: todos esses momentos indicam a hora de refazer o documento.

Por exemplo, a análise de mercado de um plano de negócios revela se há demanda suficiente para seu produto ou serviço em seu mercado-alvo ou se ele já se encontra saturado. O mesmo vale para a análise da concorrência, que examinará os pontos fortes e fracos de outras empresas do setor e ajudará a direcionar sua estratégia para angariar uma fatia do mercado em seu plano de marketing.

Esclarecer o propósito e a direção do seu negócio permite que você entenda o que precisa ser feito para crescer. Esse plano pode consistir em uma descrição simples de sua empresa ou especificar as linhas de produtos e serviços exatos que você oferece, bem como um detalhamento de seu cliente ideal.

Além disso, é preciso que o plano seja atualizado pelo menos uma vez por ano. As atualizações contínuas fornecerão um documento completo e preciso, que você pode usar para analisar o histórico, as tendências e as mudanças estatísticas. É possível usar essas informações para avaliar as flutuações ascendentes e descendentes dos seus resultados e, ao mesmo tempo, identificar as causas dos mesmos.

Quais os livros mais recomendados sobre plano de negócios?

A maioria das publicações sobre planejamento de negócios são direcionados para empresas iniciantes. A razão disso é que os empresários de primeira viagem são os mais propensos a procurar orientações do tipo.

No entanto, é um erro pensar que apenas novos empreendimentos, que necessitam de financiamento, precisam de planos de negócios. Empresários experientes também consideram os planos úteis em todos os estágios da existência de suas empresas, quer estejam buscando financiamento ou tentando descobrir novas formas de expansão.

Esse tipo de informação é indispensável para qualquer tipo de empreendedor. A seguir, uma lista das principais publicações sobre o tema:

  • “Plano de Negócios — O seu guia definitivo”, por José Carlos Assis Dornelas e publicado pela Editora Campus, é um livro prático e direto, que ensina o passo a passo de um plano de negócios;
  • “Plano de Negócios — Exemplos práticos”, também escrito por Dornelas e pela mesma editora, é a sequência do livro anterior. Ele aprofunda os conceitos e estimula o empreendedor a fazer o plano na prática;
  • “Business Model Generation — Inovação em modelos de negócios”, por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, publicado pela Editora Alta Books, é direcionado para novos modelos de negócio;
  • “A startup enxuta” por Eric Ries e publicado pela Editora Leya, tem um conteúdo voltado para empresas de tecnologia e discute como revolucionar a forma como se pensa o lançamento de produtos;
  • “Empreendedorismo — Dando asas ao espírito empreendedor”, por Idalberto Chiavenato e publicado pela Editora Manole, apresenta um panorama das principais responsabilidades do empreendedor;
  • “Do sonho à realização em 4 passos — Estratégias para criação de empresas de sucesso”, por Steven Gary Blank e publicado pela Editora Évora, mostra os passos essenciais para colocar o seu plano em prática.

Além dessas publicações, existem entidades sem fins lucrativos que auxiliam os novos empreendedores a fazer um plano de negócios. É o caso do Sebrae e da Endeavor, que publicam regularmente guias, vídeos e pesquisas a fim de auxiliar na criação de ambientes de negócios mais favoráveis e aumentar a carteira de clientes.

O que considerar antes de fazer um plano de negócios?

Não importa para quem você está escrevendo, seu plano de negócios deve ser curto e legível. Para uma grande organização, ele pode ter centenas de páginas. No entanto, para uma pequena empresa, 30 páginas devem ser suficientes, a menos que você precise incluir fotos de produtos, equipamentos, logotipos, instalações comerciais, entre outros. Estes podem ser adicionados na forma de apêndice.

Se você tiver um conceito simples, poderá expressá-lo em poucas palavras. Por outro lado, se você está propondo um novo tipo de negócio ou setor, pode ser necessário um pouco de explicação para transmitir a mensagem.

O modelo de plano de negócios deve ser dividido em seções. Veja, abaixo, ao que é preciso ter atenção em seu plano de negócios.

Elabore o sumário

O sumário é uma das seções mais cruciais do seu plano — é também a última seção que você deve escrever. O objetivo dele é fornecer uma visão geral do empreendimento, destacando os principais pontos que você descobriu ao escrever seu plano. Ele não deve exceder uma página e precisa incluir o conceito do negócio, objetivos, descrições de produtos e serviços, mercado-alvo, plano de marketing, time e o estado financeiro atual e projetado.

Analise o mercado

Ao escolher o mercado certo para seus produtos, você terá uma vantagem inicial no sucesso. É por isso que a análise de mercado é uma seção-chave do seu plano de negócios. Ele deve incluir uma visão geral de quão grande você estima o mercado para seus produtos, uma análise da posição de seu negócio e a situação do cenário competitivo.

Use fontes confiáveis

A precisão e consistência dos dados é crucial para seu plano de negócios. Você tem que ser cuidadoso com as fontes de informações escolhidas, além de evitar os erros de digitação e de interpretação desses dados.

Pesquise sobre a concorrência

A concorrência é outra realidade do mercado que precisa ser adequadamente tratada em seu plano de negócios. Não é suficiente apenas indicar quem são. É preciso examinar o que a concorrência está fazendo e explicar especificamente como vai reagir aos seus diferenciais para ganhar participação de mercado.

Registre sua marca

As decisões de compra dos consumidores são influenciadas pelas marcas e pela reputação que elas representam. Por isso, é fundamental gerar uma marca forte, que transmita atributos e mensagens intelectuais e emocionais sobre você, sua empresa, seus produtos e serviços. Não se esqueça de fazer o devido registro da marca para proteger o seu negócio.

Crie um plano de marketing

Seu plano de marketing deve descrever suas decisões atuais e sua estratégia futura, com foco em como suas ideias são adequadas para esse cliente ideal. A maioria dos planos de marketing inclui informações sobre quatro assuntos principais: preços, o que o diferencia no mercado, como será feita a promoção e o lugar onde venderá os produtos.

Descreva o plano operacional

O plano operacional descreve os requisitos físicos de seu negócio. É preciso determinar a localização física da empresa, fluxos de trabalho, custos indiretos, infraestrutura e os recursos necessários para fazer sua organização operar.

Faça o plano financeiro

O plano financeiro tem que demonstrar que seu negócio crescerá e será lucrativo. O nível de detalhe exigido em seu plano financeiro dependerá de seu público e metas, mas, normalmente, você deve incluir três visões principais de suas finanças: uma declaração de renda, um balanço patrimonial e uma demonstração de fluxo de caixa. Também pode ser apropriado incluir projeções financeiras.

Construa cenários

Estabelecer cenários ajuda a ter uma visão da capacidade de sua empresa em evoluir e se adaptar ao longo do tempo às mudanças do mercado. As tendências de crescimento ou de desaceleração ajudam a dar direções a serem seguidas conforme o negócio evolui. Esclarecer a direção no plano de negócios permite que você tenha uma noção do futuro, os desafios a superar e as metas que precisa alcançar no longo prazo.

Como fazer efetivamente um plano de negócios?

Gastar tempo preparando-se para criar seu plano — identificar metas, declarar objetivos, avaliar processos e considerar sua “missão” ou propósito para sua empresa — resultará em um trabalho bem estruturado e útil para sua empresa. Para aqueles que acreditam que o planejamento de negócios é uma tarefa difícil, a preparação adequada simplifica bastante o processo.

Os planos de negócios tendem a ter muitos elementos em comum, como projeções de fluxo de caixa e planos de marketing. Muitos deles também compartilham certos objetivos, como levantar dinheiro ou persuadir um parceiro a ingressar na empresa. Mas os planos de negócios não são todos iguais a todas as empresas.

A depender do seu ramo de atuação e no que você pretende usar seu plano, você pode precisar de um tipo diferente de plano de negócios de que outro empreendedor utiliza. Os planos diferem amplamente em sua extensão, sua aparência, o detalhe de seu conteúdo e as diferentes ênfases que atribuem aos aspectos do empreendimento.

Assim, você precisa estruturar seu planejamento de negócios com seus objetivos e “público” como alvos. Por exemplo, se você quiser apenas criar um “roteiro” para acompanhar e medir seu sucesso, é possível declarar seus objetivos, consultar sua estratégia e avaliar seu mercado e sua concorrência.

No entanto, quando você precisar de capital, seja de empréstimos ou investimentos, deve adicionar alguns componentes importantes, como projeções financeiras.

De forma geral, a regra é se concentrar em seu nicho, o que o diferencia da concorrência, como você planeja competir, a imagem precisa de como o mercado está agora e qual posição você deseja alcançar no futuro.

Caso você busque investimento, é preciso estruturar suas projeções financeiras para mostrar como sua empresa gerará lucro para seus investidores. Ao procurar um empréstimo, você exibirá suas projeções para incluir o serviço da dívida, exibindo fluxo de caixa suficiente para pagar seu credor. Se o plano for excessivamente otimista, sem nenhuma explicação das projeções, ele soará como alerta e fará com que o plano seja rejeitado.

O plano, embora necessário, é apenas uma maneira de apresentar informações. Portanto, certifique-se de que você está pronto para impressionar seus possíveis investidores com seu conhecimento e habilidades de liderança, e não espere que sua ideia de empreendimento — ou o plano de negócios em que você explica — faça o trabalho para você.

Quais são os erros mais comuns na elaboração?

Há dois erros comuns que as pessoas cometem quando abordam essa seção do plano de negócios. O primeiro não é ser realista sobre suas despesas. As pessoas geralmente as deixam de lado ou subestimam o custo de determinadas áreas. Uma pesquisa meticulosa evitará esse erro.

O segundo é ser excessivamente otimista sobre as perspectivas do seu novo negócio. É claro que você espera que sua nova empresa se dê bem. Você não escolheria começar de outra forma. Mas não deixe que seu otimismo o leve a criar projeções de fluxo de caixa excessivamente otimistas.

Por isso, seu plano de negócios vai ser tão bom quanto a pesquisa que você faz. Para responder à questão central, se a sua ideia funcionaria, é preciso encontrar as respostas para todo um grupo de outras perguntas, como as tendências do setor, quais os seus concorrentes e como conseguirá o dinheiro para iniciar a empresa.

Não superestime a importância da sua ideia. Você não precisa de uma ótima ideia para começar um negócio: necessita de planejamento. Quanto mais completas as respostas às perguntas, melhor preparado você estará para iniciar seu novo negócio ou arquivar a ideia e seguir em frente.

No entanto, todas as pesquisas devem ser duplamente verificadas e fundamentadas. Ao usar informações incorretas ou desatualizadas, você compromete a ideia e o restante do plano.

O objetivo do seu plano não é demonstrar a profundidade de seu conhecimento, mas concentrar-se nos principais elementos do seu negócio. Escrita clara e concisa é sempre a melhor opção. Além disso, certifique-se de pedir a várias pessoas que revisem seu plano. É fácil cometer erros ortográficos ou fazer contas erradas. Alguém poderá te ajudar a tornar seu plano mais profissional e garantir que você conquiste o sucesso com ele.

Qual conclusão você pode ter sobre o plano de negócios?

Muitos empresários se sentem intimidados pela ideia de escrever um plano de negócios. Escrever um documento tão detalhado pode lembrá-lo dos temidos dias de aula ou simplesmente sentir que é possível utilizar melhor seu tempo em outro lugar.

Mas trata-se de uma ferramenta fundamental, especialmente para o pequeno empresário. Ele fornece todos os detalhes sobre o seu negócio e permite que você analise os fatos concretos e claros necessários para tomar decisões assertivas e bem-sucedidas.

Qualquer pessoa que pretende criar um empreendimento, que consumirá recursos significativos de dinheiro, energia ou tempo, e que deva retornar um lucro, deve reservar um tempo para elaborar algum tipo de planejamento.

Um plano de negócios pode ajudá-lo a identificar os próximos passos do seu empreendimento, mesmo que você não precise de investidores. Esse documento ajuda a perceber falhas em sua ideia antes que elas se tornem problemas.

Se você escreveu um plano de negócios para um novo negócio ou para desenvolver sua empresa atual, agora você tem um guia abrangente e as informações necessárias para ajudá-lo a começar a trabalhar numa próxima fase do seu empreendimento.

Quanto mais ocupado você é, mais precisa planejar. Se você está sempre a apagar incêndios a todo momento, é um sinal de que está faltando planejamento estratégico. Ao aprender como fazer um plano de negócios, você estará mais bem preparado para explicar os processos de sua empresa e abordar questões sobre o futuro do seu empreendimento . Assim, garantirá o sucesso em seus projetos.

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