Planejamento é um requisito essencial para que qualquer negócio consiga aproveitar de oportunidades, garantir seu lugar no mercado e se destacar perante os concorrentes. Para a expansão de franquias, a mesma lógica se aplica.
As franquias são caminhos mais seguros e rápidos para abrir negócios e consolidar a marca no mercado, porém, é preciso aplicar estratégias direcionadas a esse tipo de negócio para que uma franquia se torne segura e bem-sucedida.
Para que você consiga expandir seu negócio por meio de franqueamento, bem como conseguir torná-lo seguro, atrativo a empreendedores e consolidado, redigimos nos tópicos seguintes a importância de contar com um plano bem estruturado e as principais considerações a serem feitas nesse plano. Confira a leitura!
A importância de contar com um plano bem estruturado
O planejamento aqui tratado é o plano de negócios, que funciona como uma espécie de manual da empresa: basta que os empreendedores o sigam para que o sucesso seja alcançado. No franchising, ele é imprescindível, pois também se constitui como um guia para expansão da marca.
Em relação às franquias, esse plano exige muita análise, pesquisa e comunicação pelo franqueador, já que devem ser considerados fatores como localização, público-alvo, perfil de compra entre outras variáveis em relação ao mercado antes de definir metas.
A importância de um plano bem estruturado reside no fato de que o crescimento da franquia tem mais chance de sucesso com ele. Isso ocorre porque as franquias devem ter nível de qualidade elevado e padronizado, abrangendo os produtos, atendimento, capacitação dos colaborados e mais.
O plano fornecerá um caminho sólido para consolidação da rede de franquias, pois dará a base ao franqueado para conseguir o sucesso financeiro que deseja, como também para que seja desenvolvida uma boa imagem da marca no mercado.
Considerações no plano de expansão de franquias
Todo plano para franquia é acompanhado de elementos próprios que a levam para o sucesso, como o diferencial competitivo do produto ou serviço, precificação, estratégia de marketing e publicidade, entre outros.
Mas existem coeficientes específicos que devem ser considerados para que o plano de expansão dê certo, ou seja, para que os franqueados consigam sucesso com a sua franquia. Confira abaixo quais são essas considerações e seus respectivos fundamentos.
Ter controle dos custos
Ainda que a franquia se expanda pelo investimento externo de empreendedores, é preciso controlar os custos para que ela se torne atrativa para esses indivíduos, pois o negócio ainda deve gerar um bom retorno sobre o investimento para eles.
É possível que, antes de franquear, ajustes com o objetivo de reduzir custos sejam necessários para firmar a padronização nos processos da empresa.
O controle dos custos consiste na minimização de gastos, eliminação de despesas supérfluas e maior retorno financeiro para cada custo investido. Há um tipo de custo existente somente nas franquias, como a taxa de franquia, royalties, propaganda entre outros.
Recomenda-se criar um programa de treinamento que servirá como um suporte para os franqueados analisarem e controlarem as finanças da empresa. Quando o empreendedor observar que há um suporte para o controle financeiro, ele terá ainda mais interesse em iniciar o negócio.
Estabelecer um padrão
O estabelecimento de padrões consiste em definir aspectos como valores e diretrizes a serem seguidos, procedimentos de atendimento, qualidade do produto ou serviço etc.
Não seguir o padrão pode implicar diretamente na perda da qualidade e, consequentemente, o fechamento da unidade. Essa consideração é importante para manter uma boa imagem da marca, já que a padronização forma a sua identidade.
Quando um cliente se dirige à franquia, ele já espera que os serviços e produtos ali oferecidos sejam, no mínimo, similares e da mesma qualidade que da rede da franquia. Por essa razão, essa padronização também é um fator importante para a construção de uma marca forte no mercado.
Realizar treinamento com os franqueados
Para que os franqueados saibam como manter a qualidade e alinhar os processos da unidade à rede de franquias, é preciso treiná-los. É de responsabilidade do franqueador desenvolver um treinamento que transmita exatamente o know-how — o saber-fazer. Trata-se do conjunto de estratégias e táticas procedimentais da franquia.
Oferecer treinamento e suporte de qualidade
O treinamento e suporte ainda vão além de um simples treinamento inicial. Eventualmente a empresa sofrerá mudanças na gestão operacional, seja para acompanhar tendências do mercado, modernizar a franquia, desenvolver novas vantagens de mercado, entre outras táticas que impulsionem sua expansão.
Por isso é preciso entregar materiais atualizados e de qualidade ao franqueado com frequência. Assim, ele conseguirá incorporar as mudanças na empresa. Disponibilizar materiais para consulta dos franqueados é uma opção para proporcionar novos conhecimentos a essas pessoas.
Ter visão de mercado
A visão de mercado consiste em conseguir enxergar as oportunidades de expansão de uma franquia e aproveitá-las. Nem sempre isso é fácil, pois é preciso um estudo aprofundado e planejamento, uma vez que não serão todas as localidades que poderão ser adequadas ao negócio.
Ainda que você esteja buscando candidatos interessados na sua franquia, recomenda-se ter algumas regiões em mente para conseguir levar a marca para novas localidades. Isso deixará o processo de expansão mais fluído, pois você poderá concentrar seus esforços para regiões específicas.
Entre os elementos de mercado a serem considerados, destacamos a densidade demográfica, presença de polos geradores de tráfego, presença de trabalhadores e perfil da população. Um exemplo desse ato é criar uma listagem de municípios, com dados sobre os habitantes, cultura local, tendências da área, centros comerciais e outros aspectos regionais para delinear a sua estratégia.
Acompanhar os resultados
Para ter a certeza de que o plano de expansão está funcionando, é imprescindível acompanhar os resultados. Procure aplicar constantemente indicadores de desempenho — KPIS para que você consiga fazer os ajustes caso algo não esteja funcionando como deveria. Alguns exemplos de métricas relevantes especificamente para expansão de franquias são:
- market share: considera a quantidade de unidades do seu negócio com a dos concorrentes em determinado local, permitindo visualizar o percentual do mercado disponível à sua rede;
- potencial de mercado: número de consumidores em determinado local com as características desejadas à sua franquia;
- retorno sobre o investimento — ROI: mede a eficiência de estratégias de marketing, vendas e futuras aplicações de capital, o que demonstra a atratividade da franquia aos investidores;
- net promoter score — NPS: indica o percentual de consumidores satisfeitos com sua organização.
Percebe-se que existem estratégias específicas quando o objetivo de um negócio é a expansão de franquias. Elas consistem em manter o negócio atrativo para os empreendedores, bem como em criar ferramentas que aumentem as chances de sucesso dos franqueados.
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