Abrir um negócio é uma tarefa que exige muita atenção e responsabilidade. Isso porque os desafios do empreendedor no país podem desmotivá-lo a seguir adequadamente as regras para iniciar as atividades da sua empresa, influenciando-o a pular etapas importantes ou, até mesmo, negligenciar leis importantes.
A verdade é que os desafios existem, porém, precisam ser superados constantemente. Embora não seja algo fácil de se fazer, eles contribuirão para que o seu conhecimento aumente e, com isso, possa tomar as melhores decisões para fazer o seu empreendimento crescer de maneira sustentável.
Pensando em ajudá-lo nessa questão, escrevemos este artigo com os 7 principais desafios que o empreendedor enfrenta no país e como superá-los de maneira adequada. Confira!
1. Juros e impostos
De acordo com uma reportagem no site de notícias O Globo, o Brasil é o país que pratica a maior taxa de juros em comparação a uma lista que reúne 40 países, mesmo com os cortes seguidos da Taxa Selic. Isso dificulta a aquisição de empréstimos e financiamentos para fazer a empresa crescer.
Os impostos também estão entre os mais altos do mundo, de acordo com uma notícia do portal de notícias Terra. Todas essas questões desmotivam o empreendedor de abrir o seu próprio negócio, pois, apesar de serem pagos altos valores às autarquias, o retorno fica bem abaixo do esperado.
No entanto, com organização, é fácil superar esse desafio. De início, contrate um contador de sua confiança para que esse profissional possa enquadrá-lo no regime tributário correto. Dessa forma, você conseguirá pagar menos impostos, sem negligenciar as leis.
Aqui, vale um alerta: jamais sonegue impostos! Essa prática pode colocar em risco todo o patrimônio da sua empresa, pois as autarquias costumam entrar com execuções fiscais para cobrar as pendências em atraso, aplicando altos juros e multas. Caso a dívida não seja quitada ou, ao menos, parcelada, os bens do empreendimento serão penhorados e leiloados.
2. Conhecimento de mercado
Conhecer o mercado é fundamental para que uma empresa dê certo. Para isso, você precisa definir quem será seu público-alvo, ou seja, para quais pessoas o seu produto será direcionado. Assim, você conseguirá direcionar suas campanhas de marketing para quem realmente tem interesse em adquirir os seus serviços ou produtos.
Além disso, também é preciso verificar a sua concorrência. Pesquise quais são seus pontos fortes e fracos e trabalhe para superá-los e, o principal, para entregar um diferencial competitivo atraente ao seu público.
Conhecer a sazonalidade do negócio também é muito importante. Dessa maneira, você conseguirá fazer um planejamento para criar ações para passar por períodos de baixa nas vendas, sem interferir no seu orçamento.
3. Burocracia
Sim, abrir uma empresa é algo burocrático. No entanto, também não é um “bicho de sete cabeças”. Mas é importante estar atento a todos os passos que precisam ser dados para que não ocorra nenhum deslize que pode prejudicar o bom desenvolvimento do empreendimento.
Nesse momento, é preciso:
- fazer um plano de negócios;
- definir seu ramo de atividade;
- fazer uma pesquisa de mercado;
- registrar a sua marca;
- realizar o registro na junta comercial e demais autarquias (federal, estadual e municipal).
Esses são apenas os principais passos importantes na hora de abrir a sua empresa. Por esse motivo, é importante pesquisar bem sobre o que precisa ser feito para não esquecer de nenhum detalhe.
4. Gestão financeira
A gestão financeira também se tornou um dos principais desafios do empreendedor. Isso porque muitas pessoas não têm o conhecimento necessário para administrar as finanças de uma empresa — o que é bem diferente das finanças pessoais. Dessa forma, elas começam a gastar mais do que ganham e, inclusive, misturam as suas despesas pessoais com as empresariais.
Para ter um controle financeiro eficiente é preciso seguir algumas regras importantes, como ter um bom capital de giro, manter o fluxo de caixa atualizado, ter um pró-labore para você etc. Colocando todas essas ações em prática, você conseguirá pagar todos os compromissos em dia e, também, terá dinheiro suficiente para realizar novos investimentos.
5. Inovação e tecnologia
É importante ter em mente que o investimento em tecnologia é fundamental para otimizar a rotina da empresa e, também, atrair novos clientes. Suponhamos que você é um engenheiro civil e faz diversos projetos para construção de residências, prédios e empresas.
Nesse momento, investir na tecnologia 3D é uma maneira de se diferenciar no mercado, assim, você poderá mostrar ao seu cliente (em uma realidade aumentada) como ficará o projeto final, fazendo com que ele “entre” no empreendimento sem ele sequer estar pronto.
Outro desafio do empreendedor é a necessidade de ter ideias inovadoras para solucionar os mais diversos problemas. Todas essas questões fortalecem a marca no mercado e fazem com que ela ganhe a preferência dos consumidores.
6. Vendas
O produto é ótimo, mas as vendas não aparecem? Pois bem, pode ser que o erro esteja na sua estratégia de marketing. Embora pareça um assunto fácil de trabalhar, o marketing é um departamento da empresa que não exige apenas criatividade, mas também conhecimento para saber aplicar as estratégias corretas no momento mais adequado.
Isso acontece porque o público tem um momento certo para comprar, por isso, é preciso que ele passe pelo funil de vendas, o qual oferece três estágios importantes:
- atração: quando o consumidor ainda não conhece o produto, mas demonstrou interesse em saber como ele funciona;
- consideração: quando a pessoa já entendeu do que o seu produto se trata, mas ainda está considerando suas opções;
- decisão: quando o cliente está pronto para realizar a aquisição.
Para cada estágio do funil, há uma maneira adequada de abordar o cliente. Para isso, é importante contar com profissionais capacitados. Se necessário, terceirize esse serviço.
7. Gestão de pessoas
As pessoas são o maior ativo que uma empresa pode ter e, por esse motivo, elas precisam estar motivadas e felizes dentro da organização. Sendo assim, ao selecionar o seu time, opte por pessoas capacitadas para exercer suas atividades. Ao contratá-las, avalie quais benefícios podem ser oferecidos — os mais interessantes aos funcionários são o plano de saúde e o odontológico, o vale-alimentação etc.
Além disso, elimine as falhas de comunicação, escolha bons líderes e mantenha um bom clima organizacional para que todos possam se relacionar bem e sem estresse.
Esses são os principais desafios do empreendedor no país. No entanto, lembre-se de que todo mundo está sujeito a esse tipo de situação e que isso não é motivo para desistir. Siga as nossas orientações e supere esses obstáculos para alcançar o seu merecido sucesso!
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