loading
tag categoria Mercado
Conheça 7 dicas infalíveis para aumentar a carteira de clientes

Por: Creazione , em 7 de dezembro de 2018

A carteira de clientes nada mais é do que uma base de dados de consumidores em potencial, que já compraram ou que têm interesse em adquirir seus produtos ou serviços. Tendo isso em mente, é importante se organizar e investir em estratégias eficientes para aumentar essa carteira, a fim de melhorar suas vendas e, consequentemente, a lucratividade da empresa.

O marketing digital tem se tornado uma ferramenta fundamental para alcançar esse objetivo. Diferentemente do marketing tradicional, ele permite que você segmente seu público para direcionar suas campanhas apenas para quem tem interesse no que a sua empresa vende.

Ficou interessado? Ótimo! Neste artigo vamos compartilhar 7 dicas infalíveis para que você possa aumentar a cartela de clientes e otimizar o desenvolvimento do seu negócio! Acompanhe!

1. Defina a sua persona

Persona refere-se a uma representação fictícia de um cliente ideal para o seu negócio. Nesse sentido, ao defini-la é preciso se basear em dados reais sobre as características demográficas e o comportamento dos seus clientes. Além disso, é necessário identificar quais são seus objetivos, suas preocupações, motivações e seus desafios.

A persona é responsável por guiar suas estratégias de marketing e criação de conteúdo, por isso ela se faz tão fundamental para aumentar a sua carteira de clientes. Em suma, por meio da persona você conseguirá enviar a mensagem certa para a pessoa certa, de forma a aumentar as chances de sucesso das suas estratégias de marketing digital.

2. Tenha um site que seja útil para o seu cliente

Atualmente, o comportamento do consumidor já não é mais o mesmo. Se antes ele visitava loja por loja a procura do melhor preço, hoje ele pesquisa na internet informações sobre preços e sobre a qualidade do produto ou serviço. Levando isso em consideração, podemos afirmar sem medo que você precisa criar um site para o seu negócio.

Esse site precisa ser funcional, isto é, ele deve ser de grande utilidade para o seu cliente. Nele é necessário constar informações sobre a empresa, sobre o que você vende, canais para contato, depoimentos de clientes satisfeitos etc. Além disso, ele precisa ser funcional e de fácil entendimento.

3. Produza bons conteúdos

A produção de conteúdo é uma maneira eficiente de chamar a atenção do seu público-alvo e, ao mesmo tempo, ganhar a confiança dele.

Nesse momento você precisa montar uma linha editorial, na qual serão estipuladas as datas de publicação do conteúdo no seu blog, quais serão os temas abordados, para quais personas ele será direcionado (pode existir mais de uma persona para um mesmo negócio), qual é o estágio do funil em que ela se encontra (fundo, meio ou topo), entre outras informações relevantes.

Feito isso, você pode começar a produção de conteúdo com o objetivo de sanar as principais dúvidas do seu público, usando uma linguagem adequada e que seja condizente com o perfil da persona.

4. Foque no marketing

O marketing é uma ferramenta que você ajudará a alcançar seus resultados de maneira mais ágil e eficiente. Dessa forma, ele se torna indispensável para aumentar a carteira de clientes da sua empresa. Com um bom marketing, as pessoas começarão a ver o seu trabalho com “outros olhos”, pois essa ferramenta faz com que o seu diferencial se destaque, mostrando ao seu público o quanto determinado produto é essencial na vida dele.

No entanto, é válido ressaltar que marketing não é apenas fazer publicações no Facebook, por exemplo. Muito pelo contrário! O marketing reúne estratégias eficientes que vão entregar valor às pessoas, identificando as necessidades dos desejos que ainda não foram realizados.

5. Desenvolva um diferencial

O diferencial de um negócio é aquilo que outras empresas não conseguem copiar. Isso atrai a atenção das pessoas, tornando-se um fator essencial no momento da decisão da compra. É nesse instante que o cliente em potencial enxerga valor no que você faz e entende por que vale a pena adquirir algo do seu negócio em vez dos concorrentes.

Não sabe como desenvolver o diferencial da sua empresa? Comece revendo a maneira como você faz negócio e pense de forma diferente do que você já faz. Seguindo esse caminho, logo você encontrará gargalos no seu mercado que podem se transformar em um diferencial.

6. Desenvolva sistemas de vendas

Para desenvolver um bom sistema de vendas você precisa prestar atenção na jornada do cliente no momento da compra. Dessa maneira, será possível identificar como a negociação deve ser feita em diferentes momentos, como é preciso lidar com as objeções dos seus consumidores, como mantê-los interessados nos seus produtos ou serviços e, inclusive, como chegar ao prospect interessado.

Tudo isso vai ajudar a conquistar a confiança do cliente em potencial, aumentando as suas vendas. Além disso, você ajudará a manter seus vendedores mais motivados e alinhados aos objetivos da empresa. Se achar necessário, invista em treinamentos para definir estratégias eficientes para melhorar seus resultados.

7. Use as redes sociais para networking

Você precisa estar onde o seu cliente está. Quando falamos em mudança no comportamento do consumidor, também precisamos destacar a influência das redes sociais.

Hoje em dia, as pessoas compartilham seus passos na web. Se vão ao restaurante, lá está o check-in; se vão viajar, muitas fotos são postadas para mostrar lugares incríveis que estão sendo visitados. Agora, se elas não têm uma boa experiência com determinada empresa, é nas redes sociais e em sites específicos que elas vão expor sua opinião.

Em função disso, você precisa saber solucionar conflitos de maneira eficiente e ter um bom relacionamento com o seu público. Use o espaço das redes sociais para mostrar ao seu potencial cliente que ele é importante e que você está aberto a sugestões e reclamações. Não deixe nenhum consumidor sem resposta e interaja com eles todos os dias.

Aumentar a sua carteira de clientes será uma tarefa fácil se você colocar essas dicas em prática. Se você tiver dificuldades em implementar qualquer um desses passos, procure um especialista. Ele poderá ajudá-lo a resolver determinados problemas de maneira eficiente.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Siga-nos nas nossas redes sociais e acompanhe nossas novidades! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.

Inscreva-se na Creazione:

nome

{{formnewsletter.result.title}}

{{formnewsletter.result.text}}

Calculadora | Sistema de contagem de prazos

Este sistema é destinado ao uso dos colaboradores da Creazione.
Determina a data final de um prazo, bem como a quantidade de dias contidos no período.

carregando prazos

{{prazos.result.title}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.holyday_date}}

{{prazos.result.next_working_day}}
{{prazos.result.next_working_date}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.end_date}}

{{prazos.result.normal_days}} dias entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}
{{prazos.result.working_days}} dias úteis entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}