Uma das habilidades basilares para qualquer empreendedor de sucesso é saber como construir uma marca forte. A importância dessa conquista vai muito além do que muitos acreditam, podendo agregar valor aos produtos e serviços e tornar o negócio mais competitivo e atrativo ao público.
Em razão da importância dessa decisão, o empresário deve criar sua marca de forma cuidadosa, pois ditará como os clientes, parceiros e o público em geral verão o negócio no mercado. Por essa razão, tanto as pequenas quanto as grandes empresas devem investir tempo e capital para desenvolver sua identidade.
Isso não exige orçamentos milionários e pode ser feito em um tempo razoavelmente curto, mas é fundamental que o gestor saiba quais são, precisamente, as etapas que devem ser seguidas.
Para auxiliar nossos leitores a alcançar esse objetivo, redigimos este artigo, que traz exatamente o que você precisa saber para construir uma marca que traga sucesso ao negócio. Boa leitura!
Qual é a definição exata de marca e a sua importância?
A marca é uma propriedade intelectual que consiste na representação simbólica de uma entidade, informa a sua identidade e permite a sua diferenciação de outras organizações do mercado.
Comumente, se entende que a marca comunica as características de um produto e é associada a um sinal, símbolo, ícone, entre outras representações gráficas, ou a uma palavra ou nome.
Mas o seu conceito vai muito além de uma imagem: ela evidencia diferenciais frente aos concorrentes e traz a essência da promessa da empresa. Isso a torna um símbolo bastante complexo, pois traz até seis diferentes significados inseridos em si:
- atributos: informa as qualidades da entidade;
- benefícios: transmite as vantagens de optar pela marca;
- valores: exibe os princípios da empresa;
- cultura: pode representar uma certa cultura;
- personalidade: projeta a imagem da empresa;
- usuário: sugere a que tipo de consumidor ela se destina.
Como construir uma marca forte e de sucesso?
O público associará os atributos da mercadoria e o que ela significa para ele ou a sociedade, portanto, não basta que ela seja desenhada, ela deve ser desenvolvida com a cultura, valores, visão, objetivos e diferenciais da empresa. Confira os principais passos de sua criação a seguir.
Criação do nome
É preciso ter bastante cuidado nessa hora. O objetivo do nome é transmitir a essência da empresa, por essa razão, ele deve ser o mais imparcial possível. Recomenda-se que o empreendedor tenha o cliente em mente, e não o seu sobrenome, suas iniciais ou nome dos sócios.
Além disso, ele deve ser objetivo, de fácil pronúncia, globalizado e de registro possível como marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI.
Posicionamento de marca
O posicionamento consiste em como você deseja que a sua persona reconheça a sua marca, ou seja, a sua imagem perante o mercado. Nesse item, é preciso analisar a personalidade, cultura e valor que a organização transmitirá para a sociedade.
O ideal é que a imagem e o posicionamento estejam alinhados, pois o segundo deve ser passado claramente ao consumidor por meio da identidade visual, do atendimento e do próprio produto.
Cultura organizacional
Seus sócios e colaboradores também são propagadores de sua marca, por essa razão, é essencial que eles exteriorizem um mesmo posicionamento da marca.
Para isso, busque métodos para alterar a cultura organizacional de sua empresa, como os princípios, comportamentos e hábitos perante o mercado. Isso é conseguido retendo os funcionários com as qualidades desejadas, conscientizando-os sobre a cultura da empresa por reuniões e alterando o ambiente de trabalho, entre outros atos.
Identidade visual
A identidade visual é o logotipo adotado na marca, que não precisa ser uma obra de arte ou rebuscado, mas sua tipografia deve ser alinhada ao seu público e segmento.
Os elementos visuais, como o delineamento, cores, estilo e símbolo escolhido, determinarão se o negócio é conservador, inovador, humanizado, mecanizado, entre outras características. Portanto, o logotipo está diretamente ligado ao posicionamento que a empresa deseja representar.
Relacionamento com o público
É preciso que ela pareça atraente e promissora, como também que o relacionamento entre a empresa e o seu público seja alinhado ao posicionamento de marca escolhido.
Por exemplo, se você desenvolveu uma identidade visual que passa a ideia de inovação, é recomendável que a empresa não somente ofereça um produto inovador, mas que também aplique o mesmo princípio ao se relacionar com seu público.
Decida o que sua marca deverá transmitir, como segurança, status, qualidade de vida etc. A abstração escolhida deve ser sempre claramente evidenciada quando seus colaboradores entram em contato com o consumidor.
Além disso, é fundamental criar uma identidade criativa e original, que seja facilmente distinguível de outras no mercado. Isso permite que ela seja mais chamativa e memorável ao público.
Quais são alguns exemplos de empresas e suas ações para engajamento da marca?
Empresas cujas marcas são de alto renome sempre investem no seu posicionamento. Veja alguns exemplos de sucesso.
Coca-Cola
Empresa com mais de 125 anos de mercado, a Coca-Cola promove seu engajamento (interação entre empresa e consumidor) de forma a incentivar o compartilhamento de momentos e experiências. Alguns exemplos de campanhas são “Abra a felicidade”, “o lado Coca-Cola da Vida” e “bebendo uma Coca-Cola com”.
Dove
Essa marca tem um apelo à valorização da beleza natural das mulheres, além de seus discursos focarem o aspecto emocional. A campanha de “Real beleza” é um exemplo que fez com que seu público se identificasse com a marca. Nela, um retratista profissional desenhava as mulheres mais bonitas do que elas se viam.
Apple
A Apple representa elegância, luxo e exclusividade. Essas são características essencialmente visíveis na marca, pois seus produtos usam sistemas próprios e buscam ter um visual mais refinado que seus concorrentes.
Starbucks
O foco dessa marca é garantir uma experiência diferenciada, fazendo do ato de comprar um café o mais agradável possível. Outro diferencial foi escrever o nome do cliente no copo no momento da entrega da bebida, o que difundiu a cultura da marca.
A criação de um diferencial deve refletir no design da marca?
É recomendado que a identidade visual de uma marca reproduza o diferencial oferecido pela empresa, pois, assim, o consumidor terá um vislumbre do que esperar dessa relação, como também sempre lembrará do diferencial e da razão pela qual optou pela marca ao visualizá-la.
Um dos maiores exemplos do mercado é o Windows, sistema operacional que se diferenciou dos demais em razão da possibilidade de abrir “janelas” que rodam os aplicativos.
O empreendedor que sabe como construir uma marca forte conseguirá fazer com que ela se destaque no mercado e atraia o público ideal. Entretanto, também é importante que ela seja registrada no instituto correto (INPI) e constantemente protegida contra terceiros de má-fé.
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