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Pesquisa de mercado efetiva? Descubra agora como fazer a sua!

Por: Creazione Administrador, em 9 de julho de 2019

Uma empresa ou empreendedor não pode contar apenas com a sorte para que suas inovações tenham sucesso, é preciso realizar uma pesquisa de mercado para estudar o potencial de seus projetos.

Com ela, é possível não apenas descobrir se existe uma demanda para o produto ou serviço proposto, mas também responder outros questionamentos, como a respeito dos diferenciais que poderiam valorizar a oferta, os melhores canais para abordagem do público, sua sensibilidade em relação aos preços e muito mais.

Ou seja, ela permite otimizar as chances de acerto no lançamento de um novo produto, serviço ou melhorias naqueles já existentes. Mas, para que a pesquisa de mercado cumpra tal papel, ela precisa ser elaborada objetivamente, pois, do contrário, seus resultados poderão atrapalhar as decisões.

Por isso, confira agora no nosso post algumas dicas de como fazer a sua.

Qual o conceito de pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para coletar dados da área de atuação e de potenciais compradores que serviriam como referência para tomadas de decisão mais acertadas, desenvolvimento de novos produtos, serviços e ajustes em seus projetos iniciais.

Podem analisar o momento e tendências do mercado, os interesses, necessidades não atendidas e hábitos de consumo de um determinado grupo de potenciais compradores, garantindo o entendimento de quais valores incutir em seus produtos finais.

Quando a empresa é a responsável pela coleta de dados, a pesquisa de mercado é considerada primária, e, se usa estatísticas e análises de órgãos e entidades externas, secundária.

Quais fatores são avaliados em seu processo?

Como é uma ferramenta versátil e utilizada em diversos momentos do negócio, ela pode ser aplicada para mapear um mercado inexplorado ou avaliar a reação de clientes frente às modificações propostas em um produto já conhecido.

Dessa maneira, tudo depende da forma como será aplicada. É possível citar, no entanto, os principais fatores de análise, como:

  • percepção sobre novos serviços e produtos que têm ou não, equivalentes no mercado;
  • viabilidade do projeto, considerando os fatores que influenciam seu desenvolvimento;
  • nichos inexplorados ou necessidades não atendidas de determinado público;
  • melhorias em produtos, escolha de canais de interação, estratégias comerciais personalizadas;
  • entre outros.

Como ela contribui para a tomada de decisão estratégica do negócio?

Os resultados de uma pesquisa de mercado permitem que uma empresa tenha muito mais sucesso em suas estratégias, afinal de contas, ela toma decisões fundamentadas na opinião de seu público.

Se ele demonstra, por meio de suas respostas, que compraria um novo produto, investir em seu lançamento é muito mais seguro do que sem uma referência, não é mesmo?

Além disso, elas garantem que:

  • a empresa entenda melhor seu cliente ou o público que deseja conquistar;
  • as estratégias dos concorrentes sejam mapeadas e analisadas, descobrindo pontos para serem estabelecidos como diferenciais;
  • um teste do protótipo do produto ou serviço seja testado antes de seu lançamento efetivo;
  • a imagem da empresa seja preservada e não associada a um lançamento fracassado.

Qual a estrutura básica de uma pesquisa de mercado?

Como ela tem diferentes abordagens, pode ser desenvolvida de diferentes maneiras. Porém, a estrutura básica de uma pesquisa de mercado efetiva deve seguir alguns passos. Veja quais são eles a seguir.

Defina seu objetivo

Estabelecer qual é o objetivo da pesquisa permite adaptar sua estrutura, segmento que será pesquisado, quantidade de dados que precisam ser levantados, entre outros.

Ou seja, a partir do objetivo, é possível fazer as configurações necessárias para que a empresa encontre as respostas que precisa nos dados obtidos na pesquisa.

Escolha qual o tipo de pesquisa e metodologia mais adequadas

Existem diversos tipos de pesquisa — online, presencial, em grupo, quantitativa, qualitativa etc. É possível também fazer uma mistura entre tais formatos para ter dados mais personalizados e de acordo com o objetivo levantado.

Faça um teste de conceito ou Preliminar

Se a ideia é desenvolver um produto ou serviço novo, precisa fazer um teste preliminar que permita analisar a percepção do público-alvo em relação ao seu conceito ou até mesmo protótipo.

Philip Kotler, um dos gurus do marketing mundial, já mencionou que as empresas que não conseguem inovar estão ameaçadas de serem eliminadas aos poucos do mercado. Assim, propõe um processo de criação e pesquisa que, durante a fase de teste com os potenciais compradores, 5 perguntas precisariam ser respondidas por eles:

  • se você estaria disposto a comprar este produto;
  • se este produto satisfaz alguma de suas necessidade ou desejos anteriormente não atendidos;
  • qual seria sua frequência de uso deste produto;
  • se você consegue apontar algum produto atual que substituiria este;
  • e o que acha sobre o preço proposto, se é condizente com os valores e diferenciais do produto.

Analise a viabilidade do projeto

Pesquise sobre fornecedores que precisariam ser contatados, o que a concorrência está fazendo e como está se posicionando, detalhes do processo produtivo da sua inovação, como tempo, necessidade de mão de obra especializada, personalização, e também outros custos e formalidades que seriam necessárias antes de iniciar a produção.

Como exemplos, podemos citar a necessidade de patentear sua invenção, nacional e internacionalmente. Contratar e treinar uma equipe especializada, negociar comissões para intermediários e marketplaces que poderiam vender seu produto, entre outros.

A maioria das empresas já entendeu que a forma mais eficiente de fidelizar seus clientes é personalizando seus produtos e serviços, e, para isso, é preciso descobrir quais suas carências, preferências e valores. O mesmo vale para quem deseja tirar um projeto do papel e colocá-lo em execução.

Por meio dos dados colhidos em uma pesquisa de mercado ou nas interações dos clientes com os canais de contato de uma empresa é possível traçar um perfil único dos compradores ideais e, então, usar tais dados para atrair outros compradores alinhados com suas características. Em outras palavras, tais informações garantem ações estratégicas mais eficientes.

A pesquisa de mercado também é um dos passos mais determinantes para criar os diferenciais de um produto ou empresa que ainda está para ser lançada, a partir das necessidades não atendidas do segmento e público-alvo, além de fazer importantes contribuições para gestores sempre que precisarem ter um panorama real do mercado que desejam explorar.

Para aqueles empreendedores que estão começando agora, alem de cuidar dos detalhes do desenvolvimento do seu produto ou serviço, é importante focar no processo de abertura de empresa também. Quer saber como fazer isso no Brasil? Leia mais sobre como abrir um negócio em território brasileiro.

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