As marcas no Metaverso

Por: Creazione Administrador, em 5 de maio de 2022

O Metaverso é um novo conceito de “universo online 3D” totalmente imersivo, onde a vida real é aplicada no ambiente virtual.

Embora ainda esteja em fase inicial, um bom exemplo para entendermos como o Metaverso funciona é pensar nos jogos online, que proporcionam uma experiência parecida, através da qual você pode comprar skins (visuais) e emotes (gestos) para seus personagens, dentre outros acessórios, que também podem ser chamados de “itens cosméticos”.

A diferença é o fato de que, no Metaverso, isso se torna uma realidade paralela de uso contínuo, onde os avatares poderão trabalhar, socializar, participar de eventos, comprar e realizar atividades relacionadas aos mais diversos aspectos de suas vidas.

E é neste contexto que as marcas entram neste universo paralelo, proporcionando aos seus usuários uma experiência de extensão da vida real focada no ambiente virtual.

Grandes empresas como Adidas, Gucci e Mc Donald´s já deram seus primeiros passos buscando se adaptar neste novo conceito de universo online.

Com a entrada de empresas desse porte e a criação de um novo nicho de mercado dentro do Metaverso, começaram a surgir muitas questões relacionadas à propriedade intelectual, principalmente no tocante à proteção das marcas.

Para entender como essa relação funciona, precisamos ter em mente que ainda não existe uma legislação específica sobre o registro de marca dentro do Metaverso. Entretanto, podemos realizar o registro junto ao órgão competente (INPI) através da classificação internacional atualmente vigente, o que assegura o uso da marca e sua proteção no ambiente virtual do Metaverso.

Isto significa que, as marcas, para garantirem sua proteção e exclusividade, ainda devem ser registradas junto ao órgão competente através dos meios tradicionais de classificação, levando em consideração o seguimento online.

Logo, para assegurar proteção às marcas no Metaverso, é preciso que elas estejam registradas por meio de classificação e especificações no INPI que prevejam o uso da marca dentro deste ambiente online. O Walmart, por exemplo, está entre as várias empresas que já efetuaram o registro da sua marca utilizando especificações relacionadas ao comércio de produtos e serviços dentro do ambiente virtual.

Vale lembrar que o Metaverso é um universo embrionário que se encontra em estado de evolução e, por ser uma novidade, ainda estamos descobrindo de que forma as leis atualmente vigentes se aplicarão neste cenário. Portanto, nesta fase inicial, torna-se muito importante revisar os seus registros e garantir que eles estejam devidamente protegidos nacional e internacionalmente dentro deste novo ambiente. Afinal, até onde se sabe, não haverá delimitação global, continuando a valer a proteção territorial dentro do país onde ela foi depositada/registrada.

Desta forma, se faz necessário analisar a sua empresa e seus objetivos, com a finalidade de identificar qual será o foco do negócio e estabelecer uma estratégia de proteção para que sua empresa receba os direitos e a monetização necessários sobre o produto que está sendo oferecido neste mundo virtual, nunca esquecendo sobre a importância de efetuar os registros junto às organizações de cada país.

O Metaverso é um futuro próximo e revolucionário para as grandes inovações, em razão disso precisamos estar constantemente atualizados sobre a forma com que as coisas funcionarão e as tendências deste novo mercado, principalmente quando se diz respeito à proteção da propriedade intelectual e à segurança da sua marca, ativos que certamente possuem valor imensurável para quaisquer empresas.

Por Guilherme Spiller