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Afinal, qual a diferença entre marca e patente?

Por: Creazione Administrador, em 18 de junho de 2019

Conhecer a diferença entre marca e patente é muito importante. No entanto, é comum que alguns empresários não saibam diferenciá-las, mas é essencial conhecê-las e saber como garanti-las. Com um mercado tão concorrido, proteger o seu negócio se torna fundamental para otimizar o crescimento da empresa e assegurar que seus diferenciais não serão copiados.

Foi pensando em ajudar você que escrevemos este artigo para mostrar os conceitos de marca e patente, qual a diferença entre eles e, por fim, ainda vamos mostrar alguns cases de empresas renomadas.

Preparado para entender mais sobre o assunto e não ficar atrás de seus concorrentes? Então, continue a leitura deste artigo e não perca nenhuma informação!

O que é marca?

A marca nada mais é que o símbolo que diferencia e identifica os produtos e serviços do mercado, independentemente do segmento. Portanto, seu principal objetivo é fazer com que o consumidor e a marca criem um vínculo, fazendo com que as pessoas lembrem quem é o fabricante ou prestador de serviços apenas ao olhar para o logotipo da marca.

A marca pode estar relacionada a imagens e muitas outras formas de expressão. No entanto, vale ressaltar que, no Brasil, somente aquilo que é perceptível e visível pode ser registrado, do contrário, o registro não será concedido. Sendo assim, fragrâncias, por exemplo, não podem ser ter um registro de marca.

O que é patente?

A patente identifica um título de propriedade sobre uma invenção. Nesse caso, a invenção precisa ser patenteada e não registrada. Dessa forma, para que ela possa ser patenteada é necessário ter três requisitos básicos e indispensáveis:

  • aplicação industrial;
  • novidade;
  • atividade inventiva.

No entanto, é válido ressaltar que, infelizmente, para conseguir sua patente é preciso passar por um processo lento e burocrático , portanto, é necessário estar atento a todos os requisitos para não ter problemas futuros.

Qual a diferença entre marca e patente?

Depois de conhecer os dois conceitos, é hora de entender o que difere a marca da patente. Em suma, podemos dizer que a marca são os sinais visualmente perceptíveis que destacam um negócio no seu segmento. Pode ser relacionada à forma da escrita do nome da empresa, seja abstrata ou não, uma figura que a represente ou um conjunto dos dois.

Essa imagem sempre será capaz de identificar o produto ou serviço da sua marca. É isso que a torna única.

Diferente da marca, a patente concederá o domínio sobre uma invenção. Sendo assim, somente o titular da patente tem o direito de explorá-la durante o tempo de vigência, que gira em torno de 15 a 20 anos. Dessa forma, o produto somente poderá ser utilizado por terceiros com autorização expressa de seu inventor.

Por que esse registro é tão importante?

Além dos motivos já elencados até aqui, como a possibilidade de apenas o detentor da marca e patente podem fazer uso do seu produto ou de determinado símbolo, também precisamos destacar o quanto isso pode diferenciá-lo no mercado.

Hoje em dia, a concorrência é bem acirrada no mundo dos negócios, isso se dá porque as pessoas estão buscando novas alternativas de renda e também estão em busca de uma melhora em sua qualidade de vida. Com isso, elas abrem a sua própria empresa para poder alcançar seus objetivos.

Com o fortalecimento da Internet, isso se tornou ainda mais fácil, pois os produtos podem ser vendidos de maneira online, diminuindo os custos de abertura da empresa. Portanto, ter um diferencial forte é essencial para se manter vivo no mercado.

O registro da marca garantirá que a sua imagem será fixada no subconsciente dos consumidores e ao identificá-la em qualquer lugar, logo ligaram ela ao seu negócio. Já a patente está diretamente ligada ao produto, a tecnologia oferecida pela empresa. Oferecer algo que ninguém mais oferece também é um forte diferencial, mas para que ninguém venha copiá-lo, a patente do produto se faz indispensável.

Existem cases de sucesso que provam a importância desse registro?

A seguir, mostramos três cases de sucesso de empresas que são líderes no mercado em seu segmento, a fim de mostrar a você o poder que uma marca tem e mostrar a importância desse registro. Acompanhe!

Barbie

Um exemplo forte que marca o imaginário das pessoas, principalmente o público infantil é a boneca Barbie. Ela está há anos no mercado e continuam fazendo sucesso geração após geração. Ela é tão forte no seu segmento que até outras bonecas similares a esse modelo são chamadas de Barbie, mesmo não sendo parte de nenhuma linha da marca.

Devido ao seu grande destaque, passou-se a comercializar filmes, jogos e sites para atrair mais consumidores para o seu produto principal. Apesar de não ser uma inovação, pois a boneca foi inspirada em outra de origem alemã, que depois foi comprada pela empresa americana, ela mostra o poder que uma marca tem sobre o consumidor.

As pessoas relacionam ela diretamente com a qualidade do produto e isso é um dos principais atrativos que fazem as vendas aumentarem.

Adidas

A Adidas é outro exemplo do quanto a marca destaca esse negócio no mercado. As famosas “três listras” presentes no seu logotipo são tão fortes que o nome da empresa nem precisa estar escrito no produto. Apenas com esse símbolo já é possível identificar de qual marca aquele produto refere-se.

A empresa Adidas passou a assimilar a sua marca com um estilo de vida. Dessa forma, ela conseguiu atingir um público maior e, consequentemente, aumentou as suas vendas no mercado.

Apple

Quem nunca se deparou com a logo da maçã em um notbook, smartphone ou tablet? Pois bem, estamos falando da Apple, uma das maiores empresas do ramo da tecnologia. Seus produtos também têm nomes diferenciados dos demais que são oferecidos pela concorrência, como iPhone, iPad, Macbook, entre outros.

A marca é símbolo de qualidade e eficiência, e é essa imagem que ela passa ao consumidor. Por esse motivo, muitas pessoas optam por esses produtos na hora de realizar suas compras.

Como você pode perceber, a marca é o cartão de visitas de qualquer negócio. Quando bem elaborada, ela passa a imagem de credibilidade e outros atributos que a maioria dos consumidores desejam tem em sua casa. Já a patente, vai assegurar que a sua invenção não poderá ser usada por mais ninguém, sem ter a sua autorização.

Conseguiu entender a diferença entre marca e patente? Depois deste conteúdo, você não vai mais se confundir com esses dois conceitos e, assim, poderá tomar as medidas adequadas para fazer os registros certos.

Para complementar este conteúdo, separamos um guia completo para você entender a diferença entre registro de marcas e patentes. Boa leitura!

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