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Saiba como a inteligência artificial vem sendo usada nas empresas

Por: Creazione Administrador, em 2 de dezembro de 2019

Utilizar a inteligência artificial nas empresas é uma das principais tendências para superar desafios e potencializar o desenvolvimento dos negócios. Essa tecnologia traz inúmeros benefícios à produtividade, segurança, atendimento ao cliente e outras vertentes da empresa.

Muitos não sabem, mas essa modernidade já está sendo utilizada no cotidiano das corporações do Brasil, fazendo com que elas se destaquem no mercado. Também quer aproveitar dessa novidade? Confira esta leitura para entender melhor o que é inteligência artificial, por que ela vem ganhando espaço no mercado, suas aplicações e exemplos práticos!

O que é a inteligência artificial e como ela funciona?

Originalmente conhecida como Artificial Intelligence (AI), a inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que tenta simular o comportamento humano para solucionar os problemas de uma empresa.

Na prática, programas ou robôs equipados com a IA são colocados para realizar determinadas tarefas — eles adquirem experiência, se desenvolvem e chegam a conclusões por conta própria. Sua principal finalidade é minimizar ou eliminar a necessidade do trabalho humano, trazendo economia de dinheiro, tempo e esforço.

Essa é uma tecnologia complexa que interliga três áreas da ciência da computação:

  • machine learning (aprendizado da máquina): faz com que a máquina aprenda regras por conta própria a partir de dados que são disponibilizados para ela;
  • deep learning (aprendizagem profunda): o computador usa algoritmos complexos para funcionar como a rede neural do cérebro humano;
  • processamento de linguagem natural (PLN): essa é uma técnica do machine learning que encontra padrões em grandes volumes de dados para reconhecer uma linguagem natural — como o comportamento das pessoas.

Por que essa tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço?

Cada vez mais empresas estão investindo na área para assegurar sua relevância no mercado. Isso ocorre pelos diversos benefícios que são adquiridos ao implementá-la, como:

  • aumento da produtividade: a IA auxilia os colaboradores a realizarem suas tarefas ao automatizar operações burocráticas, ajudar a encontrar informações importantes etc.;
  • agilidade: computadores conseguem trabalhar um grande volume de dados em pequeno espaço de tempo;
  • redução da chance de erros nos processos: os softwares não incorrem nos mesmos erros que os humanos, como erros de cálculos, atrasos, esquecimentos, dentre outros;
  • automação dos processos: isso reduz custos com capital humano e permite que os colaboradores se concentrem em atividades mais relevantes;
  • escalabilidade: é possível expandir as atividades da empresa sem aumentar muito seus custos;
  • melhoria no relacionamento com o cliente: há várias aplicações (que serão explicadas a seguir) da IA que melhoram a experiência do consumidor, o que ajuda a aumentar a carteira de clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela TATA Consultancy Services (TCS) — empresa de relevância mundial no ramo da tecnologia da informação (TI) —, 70% dos participantes acreditam que a IA terá grandes impactos nos negócios em 2020, incluindo nas áreas de marketing, serviços ao consumidor, finanças e recursos humanos (RH).

Como a inteligência artificial está sendo aplicada nas empresas?

A IA é excepcionalmente ampla e pode ser aplicada de diferentes formas dentro de uma empresa. Entenda alguns exemplos nos tópicos abaixo.

Assistente pessoal

A assistente pessoal é um aplicativo virtual utilizado para marcar reuniões, agendar horários e atividades do cotidiano das pessoas. Quando a inteligência artificial é aplicada sobre esse programa, suas funcionalidades são multiplicadas e possibilita reconhecer comandos de voz, antecipar solicitações com base no comportamento do usuário etc.

O exemplo mais conhecido dessa aplicação é a Siri, a assistente presente nos celulares iPhone e outros produtos da Apple. Ela consegue realizar inúmeras tarefas a partir de simples comandos de voz.

Dentro das corporações, a assistente virtual auxilia os colaboradores e gestores nos serviços que melhor atendem suas necessidades. Um bom exemplo disso é a Aixa, assistente virtual da Caixa Econômica Federal que é usada para ajudar tanto os clientes internos (colaboradores) como os externos (consumidores).

Vendas e marketing

A IA ajuda esse setores ao fornecer um atendimento personalizado e automatizado ao cliente, o que proporciona mais conforto e praticidade. Com as funções de machine learning aplicadas na IA, o sistema aprenderá qual é a melhor forma de atender cada cliente sem precisar ser programado novamente.

Ensino e capacitação

A educação vem passando por um processo contínuo de modernização nos últimos anos, e a IA tem um grande papel nesse processo ao utilizar a tecnologia da computação como um professor.

Isso permite que o professor esteja disponível para os alunos durante 24 horas, assim esses últimos podem consultar o primeiro na hora que for mais conveniente e revisar o conteúdo sempre que necessário. Além disso, os processos se tornam mais ágeis e os gastos operacionais são minimizados.

Predições

Com a inteligência artificial, as empresas podem fazer previsões sobre o comportamento humano em diversas circunstâncias, auxiliando na elaboração de estratégias de marketing e a prever de forma mais precisa cenários e resultados futuros.

Por exemplo, a partir de dados de vendas de períodos passados, a IA consegue observar as mudanças no comportamento dos clientes e saber quais serão as tendências de vendas nos próximos anos.

Segurança

Como os criminosos virtuais (hackers) estão sempre atualizando seus métodos de invasão, a IA tem sido uma grande aliada da segurança pelo fato de conseguir acompanhar ou sempre estar um passo à frente deles.

Como se não bastasse, a IA possibilita o desenvolvimento de tecnologias como:

  • câmeras inteligentes que entendem o comportamento das pessoas filmadas;
  • reconhecimento facial;
  • registro e autorizações de acesso;
  • entre outros.

Atendimento ao consumidor

A IA é utilizada no atendimento ao cliente por meio dos chatbots (robôs do chat), tecnologia que troca mensagens com o cliente de uma maneira natural e pré-programada. Seu objetivo é solucionar eventuais dúvidas dos consumidores de forma mais ágil e prática.

Esses chatbots reconhecem nomes, números de telefones, linguagem utilizada e comportamento dos usuários. Com esses dados eles personalizam o atendimento e oferecem as respostas mais adequadas possíveis para solucionar seus problemas.

Quais são alguns exemplos práticos da aplicação dessa tecnologia no Brasil?

Atualmente já é possível identificar aplicações práticas da IA no cotidiano das empresas brasileiras. Veja alguns exemplos:

  • chatbot: diversas plataformas e sites utilizam chatbots para atender agilmente seus visitantes e clientes;
  • marketing digital: há empresas (como a Elevaweb) que alteram os lances das campanhas do Google Ads a cada 30 minutos, ação impossível de ser feita por humanos;
  • big data: organizações podem utilizar a IA para coletar dados das redes sociais e entender o comportamento dos usuários, suas tendências e o que publicam sobre sua marca;
  • recomendações personalizadas: Amazon, Americanas e outras empresas que vendem produtos usam algoritmos de aprendizado de máquina para oferecer produtos mais relevantes aos usuários;
  • planejamento de rotas: o Waze prevê os melhores trajetos para os veículos a partir de poucos cliques.

Percebe-se que o uso da inteligência artificial nas empresas é excepcionalmente amplo, por essa razão que essa tecnologia consegue proporcionar um grande número de benefícios aos gestores. É fundamental que as organizações se transformem digitalmente para manter sua competitividade de mercado.

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