loading
tag categoria Patentes
Assessoria em registro de marca: 7 características de uma boa empresa

Por: Creazione Administrador, em 31 de outubro de 2019

Registrar uma marca é um processo com várias etapas e que pode se tornar complexo. É preciso saber muito bem o que fazer em cada fase, até mesmo para evitar problemas, atrasos e até o indeferimento. Para facilitar a atividade, vale contar com uma assessoria em registro de marca.

Ela fica responsável por todas as etapas burocráticas e associadas ao registro de propriedade industrial. Com o apoio dessa alternativa, o procedimento acontece de forma segura e com maiores chances de sucesso. Fazer o investimento, portanto, é altamente recomendável.

Para alcançar os melhores resultados, entretanto, é essencial considerar os fatores certos. A seguir, veja o que uma assessoria em registro de marca deve apresentar para ser contratada.

1. Confira como é feita a pesquisa inicial

Antes de dar início ao processo, é indispensável conferir se já existe anterioridade para sua marca, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Como uma das condições é a disponibilidade do sinal, não é permitido ter duas marcas registradas com o mesmo nome, para o mesmo segmento de atuação.

Então, o ideal é fazer uma pesquisa na base de dados do INPI. O problema é que o processo pode ser complicado e até gerar custos, em alguns casos. Para facilitar a etapa, veja se a consultoria oferece esse serviço.

Um empreendimento que disponibiliza a consulta gratuita e comentada, por exemplo, tem um valor agregado maior. Afinal, é um jeito de entender quais são as possibilidades para a sua empresa, antes mesmo de dar início ao procedimento.

2. Avalie quais são os serviços oferecidos na consultoria

Em seguida, é preciso verificar quais são as atividades desempenhadas pela assessoria em registro de marca. Para gerar máxima facilidade, o esperado é que o empreendimento atue nos principais pontos de um procedimento comum. Desse jeito, a sua empresa consegue focar em outras áreas mais importantes, sem perder a chance de obter a exclusividade sobre a marca.

Veja, por exemplo, se a consultoria ajuda na obtenção e no envio da documentação, bem como no depósito para registro. Se o negócio fizer o acompanhamento até a decisão do INPI, melhor ainda.

3. Verifique se há apoio fora do país

Para alguns empreendimentos, o registro dentro do Brasil não é suficiente. Multinacionais ou empresas que estejam em processo de expansão internacional, por exemplo, devem poder contar com essa proteção.

Ao mesmo tempo, as regras variam entre cada país e é necessário seguir alguns procedimentos. Como o grau de complexidade se torna ampliado, o ideal é ter o apoio especializado.

Veja se a assessoria também presta serviço para o registro internacional. Esse extra é importante e vai facilitar muito quando for o caso de fazer a solicitação em outros locais.

4. Confira a especialização do time de atuação

Depois de conhecer as possibilidades contempladas, é essencial entender quem é o time que está por trás dos processos. Afinal, são os colaboradores que cuidam de todo o andamento e, portanto, do sucesso no registro.

Para fazer a melhor escolha, dê preferência para uma assessoria composta por especialistas. Ter o apoio de quem realmente entende do assunto evita erros, perdas de tempo ou prejuízos para a marca.

Ao entrar em contato, faça uma análise para descobrir se os responsáveis são capacitados para as atividades. Uma consultoria que transmite segurança sobre os conhecimentos de seus funcionários será capaz de prestar um excelente serviço.

5. Avalie o nível de experiência da empresa

Não menos importante, veja há quanto tempo o empreendimento atua na assessoria em registro de marca. Esse é um jeito de ter segurança e confiança na escolha, já que significa que vários negócios foram bem-sucedidos na etapa.

Isso também é essencial para evitar que algo tão relevante fique sob a responsabilidade de quem não fez muitos registros. Seu negócio não pode ser a cobaia de um empreendimento inexperiente no ramo, então fique de olho.

Vale, inclusive, perguntar sobre os cases de sucesso e clientes que já foram atendidos. Com um nível maior de atuação no mercado, a consultoria já sabe como driblar os principais problemas e como obter os resultados esperados de forma otimizada.

6. Entenda como são o atendimento e o suporte

Até aqui, você já considerou alguns dos aspectos mais relevantes para tomar a decisão. Porém, ainda é preciso ficar de olho em outros dois pontos: o atendimento e o suporte de atuação.

Logo no começo, veja como a assessoria responde ao seu contato. Um retorno rápido indica maior nível de eficiência e preocupação com a excelência do atendimento. Veja, ainda, se suas necessidades são consideradas, se todas as dúvidas são sanadas e se os profissionais passam confiança.

Não deixe de conhecer qual é o nível de suporte oferecido. Como visto, é essencial que a consultoria atue, também, no acompanhamento da solicitação. Portanto, veja como contatar os profissionais e como eles prometem ajudar nesse período. Com uma boa avaliação, a contratação pode acontecer.

7. Busque o melhor custo-benefício

Já que o papel da assessoria em registro de marca é tão relevante, faz sentido não escolhê-la apenas pelo preço. Selecionar a opção mais barata é arriscado e, provavelmente, levará a um serviço incompleto e pouco eficiente.

Em vez de focar nisso, pense no custo-benefício. Uma boa consultoria tem que caprichar nesse aspecto e entregar maior valor na prestação. Qualidade no atendimento, experiência prévia e pacote de serviços são alguns pontos que compõem esse fator.

Além disso, lembre-se de que não fazer o procedimento pode custar caro. Não apenas fica impossível recorrer ao licenciamento de marca, como a identidade pode ser “tomada” por outras pessoas, o que leva à perda do direito de exclusividade.

A assessoria em registro de marca deve reunir qualidade, experiência e atuação direcionada. Com as características certas e uma boa escolha, seu negócio passa pelo processo de maneira muito mais eficiente e descomplicada.

Já que essa decisão tem um peso tão grande, entre em contato conosco da Creazione e conheça o time que poderá ajudá-lo!

Inscreva-se na Creazione:

nome

{{formnewsletter.result.title}}

{{formnewsletter.result.text}}

Calculadora | Sistema de contagem de prazos

Este sistema é destinado ao uso dos colaboradores da Creazione.
Determina a data final de um prazo, bem como a quantidade de dias contidos no período.

carregando prazos

{{prazos.result.title}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.holyday_date}}

{{prazos.result.next_working_day}}
{{prazos.result.next_working_date}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.end_date}}

{{prazos.result.normal_days}} dias entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}
{{prazos.result.working_days}} dias úteis entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}