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Saiba quais são as 6 principais características de uma startup

Por: Creazione Administrador, em 30 de outubro de 2019

Você sabe qual é a característica de uma startup? Essa é uma empresa jovem que oferece serviços e produtos inovadores, além de ter grande potencial de crescimento no mercado. Mas classificar esse tipo de organização não é tão simples como parece, já que envolve vários aspectos que devem ser analisados com atenção.

Quando uma empresa é definida como startup, ela deve ser gerenciada com bastante cuidado, já que é preciso tomar medidas para minimizar riscos, entre outras peculiaridades. Além disso, muitas recebem grandes recursos, e administrar todo o dinheiro passa a ser uma dificuldade. Também é importante saber que, apesar de todas as startups serem empresas constituídas há pouco tempo, não é qualquer novo negócio que entra nessa classificação.

Assim sendo, você deverá verificar se o seu negócio contempla as características listadas aqui. Para ensiná-lo a identificar esse tipo de empresa, trazemos as 6 principais características de uma startup neste post. Boa leitura!

1. Empresa inovadora

Como característica de uma startup, podemos destacar, antes de tudo, a inovação, que pode ser uma marca diferenciada, uma patente ou um modelo de utilidade etc. A inovação se desdobra em dois subtipos: a disruptiva e a incremental.

O primeiro diz respeito às tecnologias que operam de forma completamente nova ou revolucionária. Elas causam grandes impactos e perturbações no mercado, podendo até mesmo transformar uma atividade empresarial.

Um exemplo famoso desse tipo de inovação é a Uber, que mudou a forma como os motoristas profissionais urbanos trabalham e afetou os serviços de táxis tradicionais.

Já a inovação incremental é aquela utilizada para melhorar um processo, incorporar novos elementos ou alterar as funções básicas de um bem. Ela pode ter diversos objetivos, como redução de custos, otimização de procedimentos, entre outros.

Um exemplo seria uma nova forma de produzir um determinado acessório automotivo, que utiliza menos recursos, leva menos tempo e não era aplicado anteriormente.

2. Estrutura enxuta

Uma estrutura enxuta quer dizer que a startup trabalha em um espaço reduzido, com pouco pessoal, material físico e recursos em geral. Por exemplo, uma pequena equipe se reúne em uma estação de coworking para trabalhar no desenvolvimento de um projeto.

Nem sempre esse atributo será considerado uma desvantagem, já que também reduz a burocracia para a tomada de decisão. Tampouco haverá trâmites internos que impeçam a introdução de melhorias para o negócio. Além disso, o pessoal estará mais aberto para adotar novas tecnologias que otimizem a rotina de trabalho.

Outro conceito ligado a esse aspecto é o de lean startup — ou startup enxuta —, que é um conjunto de práticas para criar negócios de forma mais ágil, com custos baixos e orientada aos clientes. Essa categoria de startup deve envolver as seguintes características:

  • reduzir ao máximo o tempo para criar produtos ou fornecer serviços;
  • aperfeiçoar continuamente seus processos;
  • testar repetidamente a aceitação de seus serviços;
  • consumir o mínimo de recursos financeiros e humanos;
  • mudar o modelo de negócios drasticamente (pivotar) para ter aceitação no mercado, quando necessário.

3. Potencial de escalabilidade

A escalabilidade consiste em permitir um grande desenvolvimento do negócio sem necessariamente aumentar seus custos. Por exemplo, uma startup pode multiplicar sua carteira de clientes mensalmente sem que os custos cresçam na mesma proporção.

Isso geralmente está associado ao fato de as startups buscarem otimizar ao máximo seus processos com o uso inteligente de novas tecnologias — principalmente SaaS. Esse é um fator-chave para atrair os investidores, na medida em que eles terão um grande retorno com pouco capital investido.

Lembre-se de que, apesar de a escalabilidade estar associada ao uso de tecnologias, a startup não precisa ser da área de TI para ser classificada como uma.

4. Proposta de valor bem definida

Um dos principais benefícios de uma startup está na geração de valor ao cliente. Isso significa que ela deve satisfazer suas necessidades de forma esplêndida, seja pela economia de tempo ou dinheiro, seja pelo fornecimento de conforto e de outras formas de ganhos.

Voltando a Uber, por exemplo, ela inovou a mobilidade urbana ao permitir que os cidadãos pudessem se deslocar pela cidade por valores mais baixos e com menos burocracia que o serviço de táxi. Por sua vez, a Netflix também trouxe facilidade e conforto ao tornar o serviço de streaming mais acessível.

Outro aspecto importante na proposta é a sustentabilidade. Uma das maiores preocupações atuais da população em geral é em relação ao desenvolvimento sustentável, ou seja, existe uma preocupação constante com o meio ambiente e a redução da poluição.

Além disso, o empreendedor também deve se preocupar com o crescimento sustentável, que é a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico da empresa.

Para que os empreendedores conquistem essa qualidade, eles devem preencher uma lacuna do mercado que ainda não foi explorada pela concorrência. Não é à toa que isso exige muita criatividade, estudo do mercado de concorrentes e conhecimento sobre as necessidades dos clientes.

5. Risco elevado

É comum que as startups operem com um determinado risco, indicando que o sucesso do negócio não é garantido. Geralmente, elas obtêm um certo financiamento até que o negócio se torne sustentável, podendo os empréstimos serem concedidos por bancos, instituições financeiras ou investidores.

O investimento em uma startup é de alto risco mas de elevado retorno, então consegui-lo é um desafio para os empreendedores. As pessoas que alocam capital nessas empresas são conhecidas como investidores-anjo — principalmente até a fase seed, que é um estágio inicial do negócio em que ocorre a definição das bases da empresa, a formalização da atividade, a contratação de colaboradores etc.

No começo do ano de 2019, entrou em vigor a Lei Complementar n.º 167, que institui a Empresa Simples de Crédito (ESC). Essas são empresas que oferecem linhas especiais de crédito para startups e pequenos negócios em geral, facilitando a obtenção de empréstimos.

Nessa mesma lei foi criada a Inova Simples, sendo que a startup com esse perfil deve ter a sigla “IS”. Essa modalidade tem o intuito de substituir a criação de startups MEIs, pois isso é impedido pela Lei Complementar n.º 123.

Empresas que conquistaram sucesso no mercado depois de alguns anos não são mais consideradas startups pela falta do elemento risco. Os exemplos utilizados anteriormente — Uber e Netflix — se encaixam nessa ideia, já que ambos se tornaram líderes de seus mercados e, atualmente, são seguras para se investir.

6. Planejamento e pesquisa

Toda startup precisa se dedicar muito no planejamento e na pesquisa de mercado. Isso é crucial para o desenvolvimento da organização, pois os empreendedores precisam compreender minuciosamente os anseios do seu público para solucionar seus problemas. De nada adianta a empresa ser inovadora, escalável, enxuta e conseguir investimentos sendo que ela não consegue atingir o seu público, por exemplo.

Os colaboradores devem rever constantemente seus processos, elaborar estratégias de marketing adequadas, planejar a curto e longo prazos, fazer pesquisas constantes de concorrentes, preços e mercado consumidor etc. É possível que seja necessário reestruturar toda a organização ou repensar seus procedimentos para que o negócio seja bem-sucedido.

Agora que você tem essas informações, já pode conferir se sua empresa se encaixa em uma característica de uma startup ou em todas elas. Se a resposta for positiva, seu negócio tem grande potencial de mercado, e é importante realizar o registro da sua marca para garantir a exclusividade do seu uso.

Quer saber por que é tão importante registrar uma marca? Confira nosso artigo que lista e explica as 5 vantagens indiscutíveis de fazer esse registro!

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