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Veja como fazer um pitch perfeito e atrair investidores

Por: Creazione Administrador, em 4 de outubro de 2019

Se você deseja obter mais investimentos para o seu negócio, é fundamental saber como fazer um pitch perfeito. Essa é uma estratégia aplicada sobre um discurso para torná-lo mais persuasivo, sendo que sua aplicação contribui para melhorar a imagem do negócio, bem como destacá-lo perante os concorrentes e conquistar mais investidores.

Não ignore essa estratégia, continue lendo agora este artigo e saiba o que é um pitch, como ele funciona, onde ele é aplicado, como estruturar um perfeito e, no fim, como essa ferramenta ajuda a atrair investidores. Boa leitura!

O que é e como funciona um pitch?

Basicamente, o pitch consiste em um conjunto de ferramentas e táticas empregadas em um discurso com a finalidade de persuadir alguém de realizar algo. Ele pode ser usado por profissionais ou estudantes para realizar apresentações, conferências, palestras etc.

Já no mundo corporativo, trata-se de uma técnica utilizada por empreendedores para se apresentar aos investidores, com o intuito de tornar sua empresa mais atrativa. O conceito é bastante amplo e pode ser usado para várias finalidades, como:

  • expansão de franquia: apresentação da franquia para promitentes empreendedores ou investidores;
  • apresentação da empresa: exibir o empreendimento, suas características, diferenciais e motivos pelos quais ele consiste na melhor escolha para o cliente;
  • exposição de um projeto: demonstra por que uma determinada iniciativa é a melhor opção para um gestor ou empreendedor;
  • divulgação da marca: propagandear a marca, apresentando seus diferenciais e potencial, seja para fidelizar ou conquistar novos clientes.

Como fazer um pitch perfeito?

Não é fácil realizar um pitch, o tempo e o tom de fala, material utilizado, entre outros fatores, variam conforme o público-alvo do discurso. Para determinar o conteúdo ideal do pitch, primeiro é preciso responder às seguintes perguntas:

  • qual é o mercado de atuação da empresa?
  • qual é a solução que sua empresa oferece?
  • quais são os diferenciais em relação aos concorrentes?
  • o que você busca ao oferecer serviços e produtos aos clientes?
  • qual o problema a ser solucionado ou como sua empresa melhora os resultados do cliente?

Nos tópicos abaixo ensinamos como você pode conseguir as respostas para cada uma dessas perguntas, bem como outras dicas para torná-lo perfeito.

Determine o público

O primeiro passo é delimitar precisamente para quem você estará fazendo o discurso. Algumas das possibilidades são:

  • clientes;
  • promitentes clientes;
  • fornecedores;
  • investidores;
  • entre outros.

Também analise as características pessoais do público, como idade, interesses e hábitos. Esses fatores determinarão a linguagem do discurso e tom utilizado.

Conheça os tipos de pitch

Há diferentes tipos de pitches que podem ser aplicados, sendo que eles variam conforme o tamanho do discurso, são eles:

  • pitch de uma sentença: resume o negócio em apenas uma frase — é necessário ser sucinto e pensar muito bem em cada palavra;
  • pitch de elevador: é um discurso curto de 30 segundos a um minuto — assim como o anterior, ele precisa ser curto e bastante objetivo;
  • pitch de corredor ou café: dura entre 2 e 5 minutos — usado para apresentar o negócio e o produto, pesquisa de mercado, proposta de valor;
  • apresentação do negócio: de 5 a 10 minutos — é uma apresentação mais longa que usa slides para dar suporte à fala;
  • sumário executivo: discurso de maior duração (15 a 20 minutos) — é uma apresentação detalhada do plano de negócio da empresa.

Determine o objetivo do pitch

O pitch deve ter um objetivo bastante claro, assim, a apresentação não se perderá e os espectadores entenderão exatamente o que você deseja alcançar. Alguns exemplos de objetivos são:

  • aumentar a sua visibilidade;
  • validar a ideia do negócio;
  • buscar aportes para a empresa — nesse caso, é preciso demonstrar quanto é necessário para isso.

Apresente propostas e soluções claras

Visualize o problema que será solucionado pelo seu negócio e contextualize a motivação dos investidores de alocar capital na organização. Para isso, responda a seguinte pergunta: “o que nós queremos solucionar?” ou “por que abrimos essa empresa?”.

Mostre as dores dos seus potenciais clientes e faça com que os investidores as sintam. Depois, mostre como seu negócio as resolverá. Não se preocupe muito em explicar detalhes técnicos da sua solução, o importante é que o público entenda a ideia.

Seja objetivo

O prazo de duração do pitch é muito importante. Se ele for longo, é possível que o investidor perca o interesse no projeto. Por isso, seja rigoroso no número de palavras utilizadas, evite a sobrecarga de dados e não delongue na transmissão das informações.

Crie um discurso em que todas as informações sejam transmitidas de forma objetiva e veja o tempo necessário para isso. Depois, adeque o discurso ao tempo de apresentação, retirando as informações menos relevantes.

Verifique a gramática e ortografia

Após escrever o pitch, realize uma correção ortográfica e gramatical do texto. Apesar de o conteúdo ser o fator mais importante no discurso, isso evita que ele seja prejudicado por erros que poderiam ser facilmente corrigidos.

Durante essa revisão, você também pode aproveitar esse momento para adaptar as frases e argumentos que passaram despercebidos de acordo com seu público.

Prepare-se para responder perguntas

É comum que os espectadores façam perguntas sobre o negócio e, mesmo que você saiba as respostas, é importante que você as antecipe e prepare uma boa explicação. Assim, você também conseguirá ser objetivo, claro e ser evitar erros de português.

Pratique

Por fim, pratique o discurso várias vezes antes da apresentação, isso ajudará a encontrar o tom adequado, elimina chances de pronunciar palavras mais complicadas erroneamente e evita que você esqueça frases ou argumentos.

Lembre-se de treinar a linguagem corporal da apresentação, como a movimentação dos braços e deslocamento no local de apresentação, pois se manter estático também prejudicará a persuasão.

Qual é a importância do pitch para atrair investimentos?

Quando você consegue fazer um pitch bem feito, maximiza-se a chance de convencer parceiros, investidores e clientes. Além de analisar a empresa, os investidores analisam a sua capacidade de alcançar o sucesso no negócio. Lembre-se de que o espectador não estará depositando somente capital, mas também sua confiança no projeto.

Saber fazer um bom discurso é um dos desafios do empreendedor para atrair novos investidores. A apresentação deve ser minuciosamente planejada e adequado para o seu público, por isso é fundamental aplicar nossas dicas de como fazer um pitch perfeito, já que isso multiplica as chances de conseguir novos investimentos para seu negócio.

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