loading
tag categoria Propriedade Intelectual
Conheça 5 vantagens da contratação de uma consultoria de marcas e patentes

Por: Creazione Administrador, em 19 de junho de 2019

No mundo dos negócios, um dos requisitos para o sucesso de qualquer empresa é o registro de suas criações para garantir sua exclusividade e proteção de terceiros mal-intencionados. Mas somente contratando uma consultoria de marcas e patentes de qualidade que esse objetivo é conquistado.

Diversos empreendedores entendem que esses serviços não são necessários e optam por fazer e acompanhar o registro por conta própria. Essa é uma decisão perigosa, pois qualquer erro cometido colocará em risco o futuro de seu negócio.

Por outro lado, esse tipo de consultoria oferece um extenso número de vantagens irrecusáveis à empresa, que garantirão todos os direitos relativos às marcas e patentes e maximiza suas chances de sucesso.

Por essa razão, antes de tomar essa importante decisão, continue lendo este artigo e saiba quais são os serviços prestados por esse tipo de consultoria, quais são as suas 5 principais vantagens e como escolher uma de qualidade!

O que é esse tipo de consultoria?

Os serviços oferecidos são voltados à elaboração e análise de relatórios, da documentação e conhecimentos necessários para registro de propriedades industriais, que são as:

·        marcas;

·        patentes de invenção;

·        modelo de utilidade (MU);

·        desenho industrial (DI);

·        programas de computador.

A consultoria é responsável por realizar a avaliação dos requisitos de cada criação a fim de enquadrá-las na categoria correta, organizar os documentos, executar o registro em si perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e acompanhar todo o procedimento.

Os profissionais passam as informações aos empresários sobre cada etapa até que o registro seja concedido. Assim garantem-se o uso de exclusividade e a devida proteção das criações da empresa.

Quais são as 5 vantagens que esse serviço oferece?

É possível fazer um pedido de registro de marca ou patente no INPI pelo sistema e acompanhar o processo sem um intermediário. Mas as suas chances de sucesso são mínimas, pois você deixará de receber as vantagens de uma consultoria na área. Confira quais são elas a seguir.

1. Pesquisa de marcas e patentes

A pesquisa prévia é uma exigência para realização do registro junto ao INPI. A consultoria é responsável por fazer uma busca detalhada e aprofundada para ver se o que será registrado está disponível.

Essa é uma etapa importante com o objetivo de evitar que o empreendedor não desperdice tempo e capital fazendo esse trabalho. Como também ele não cometerá o erro de tentar registrar uma marca ou patente já existente, o que exigirá completo retrabalho.

2. Organização da documentação

É fundamental que todos os documentos estejam previamente prontos para minimizar o número de pedidos de informações solicitadas pelo INPI. Ao fazê-lo, o processo de registro é acelerado tanto em relação aos processos internos da empresa quanto do instituto.

3. Ajuda no registro

O estudo da propriedade industrial é extenso e complexo, pois cada tipo de propriedade tem seus próprios requisitos, exigências e características. Há diferentes registros com seus próprios ritos, como também ainda há opção de entrar com recursos, pedido de oposição ou nulidade se for necessário.

É inviável que o gestor interrompa suas atividades e dedique anos ao estudo da disciplina. Dessa forma, é mais ágil, econômico e seguro que toda a burocracia seja realizada por experientes no ramo.

4. Otimização dos processos

Como o INPI faz diversas exigências técnicas, há muita burocracia e um elevado gasto de capital, o que faz com que empreendedores se percam durante o processo e não saibam qual atitude tomar. Na consultoria, os profissionais têm ampla experiência com as exigências do INPI e saberão exatamente como proceder em diferentes situações, o que faz com todo o processo avance de forma mais rápida.

Isso também aliviará um estresse sobre o gestor e permitirá que ele tenha maior foco na atividade principal da empresa, o que aumenta a qualidade de sua administração e, consequentemente, torna o desenvolvimento do negócio mais saudável.

5. Cumprimento de prazos

O processo de registro pode levar de um a dois anos para finalizar. Acompanhar o procedimento em cada RPI publicada por todo o período é essencial para que esse tempo não chegue no limite.

Constantemente o INPI exige taxas, documentos e informações, mas o gestor não é notificado sobre as solicitações — ele precisa monitorar as movimentações e estar atento aos pedidos e seus prazos. Uma vez que a consultoria será responsável pelo acompanhamento do processo, nenhum prazo será perdido.

Como escolher uma consultoria de qualidade?

Para aproveitar de todas essas vantagens, obter a proteção garantida pelo registro e outros benefícios, é preciso escolher uma consultoria de qualidade em relação ao auxílio fornecido, atendimento, competência dos funcionários, comprometimento e outros aspectos. Veja o que pode ser feito para averiguar a qualidade da empresa a ser contratada.

Observar o tempo de mercado

Uma empresa com tempo considerável de mercado evidencia que ela tem suas finanças organizadas, é bem administrada e consegue manter se operando mesmo perante cenários de crise econômica, o que é fundamental para uma consultoria de marcas e patentes, pois o registro no INPI leva anos até ser concedido.

Verificar a extensão do seu campo de atuação

Há consultorias que prestam serviços em diversas regiões do país ou até mesmo para empresas do exterior. Essa característica demonstra a vasta competência da companhia por conseguir gerenciar várias unidades, oferecer excelentes serviços sob diferentes legislações e satisfazer públicos de diferentes culturas.

Buscar referências

A melhor forma de averiguar a qualidade de um serviço de uma consultoria é solicitando a opinião daqueles que já usufruíram deles. Para isso, pesquise por conta própria ou solicite à empresa contatos de seus antigos clientes e peça opiniões sobre ela. Dessa forma, você conseguirá análises sinceras sobre os serviços prestados e entenderá se a empresa com a qual está lidando atenderá às suas necessidades.

Canais de comunicação

A consultoria a ser contratada deve fornecer diversos canais de comunicação para facilitar ao máximo o contato entre as partes. Opte por aquela que forneça número de telefone de cada uma de suas unidades, o endereço de cada estabelecimento, e-mail e envio direto de mensagem pelo site da empresa.

Além disso, é importante que ela esteja presente nas redes sociais como Facebook e LinkedIn, pois esses canais são grandes aliados em momentos de dúvidas que precisam ser solucionadas rapidamente.

Número de serviços fornecidos

Uma empresa competente e experiente fornecerá serviços sobre diversas propriedades industriais e criações além das marcas e patentes, como modelo de utilidade, desenho industrial, programas de computador e até mesmo assessoramento na criação de uma franquia.

Os serviços de uma consultoria de marcas e patentes são mais úteis do que muitos empreendedores imaginam. Sem eles, a empresa arcará com gastos excessivamente altos e desnecessários, como também poderá perder prazos e ter pedidos indeferidos.

Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços de consultoria e receba todo apoio necessário para o registro de marcas e patentes!

Inscreva-se na Creazione:

nome

{{formnewsletter.result.title}}

{{formnewsletter.result.text}}

Calculadora | Sistema de contagem de prazos

Este sistema é destinado ao uso dos colaboradores da Creazione.
Determina a data final de um prazo, bem como a quantidade de dias contidos no período.

carregando prazos

{{prazos.result.title}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.holyday_date}}

{{prazos.result.next_working_day}}
{{prazos.result.next_working_date}}

{{prazos.result.week_day}}
{{prazos.result.end_date}}

{{prazos.result.normal_days}} dias entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}
{{prazos.result.working_days}} dias úteis entre {{prazos.result.initial_date}} e {{prazos.result.end_date}}