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Confira 4 vantagens de transformar o seu negócio em uma franquia!

Por: Creazione Administrador, em 9 de maio de 2019

Ampliar o negócio é o desejo da maioria dos gestores. Já imaginou sua marca espalhada pelo país inteiro e sendo referência de qualidade para os consumidores? Pois bem, essa é apenas uma das vantagens de uma franquia. Com ela, você terá a oportunidade de fazer sua empresa crescer e, ao mesmo tempo, ajudar outros gestores a também se beneficiarem do que o seu negócio pode oferecer.

Esses novos empreendedores estão em busca de algo maior e melhor para a carreira, e as franquias se revelam como opções de negócios rentáveis e com diferencial no mercado. É nessa ocasião que a sua empresa pode ajudá-lo a conquistar esses objetivos.

Para que você entenda mais sobre o assunto, escrevemos este artigo para explicar o que é o modelo de franquia, como ele funciona e quais as vantagens oferecidas por esse tipo de negócio. Acompanhe!

O que é uma franquia?

Franquia nada mais é do que uma licença de direito de uso de uma marca, uma tecnologia ou até mesmo um serviço. Nesse caso, você, empreendedor, que já construiu uma estrutura sólida da sua empresa, poderá conceder a terceiros interessados, via contrato, o seu modelo de negócio.

Em 15 de novembro de 1994 foi criada a lei 8.955, conhecida como a Lei do Franchising, que todo franqueador deve conhecer. Ela explica o que você deve fazer para tornar o seu negócio uma franquia. Entre os principais pontos, citamos:

  • supervisão da rede;
  • oferecer a orientação necessária aos franqueados;
  • oferecer treinamento ao franqueado e aos seus colaboradores;
  • disponibilizar manuais da franquia;
  • auxiliar na análise e escolha do ponto onde o negócio será instalado;
  • especificar duração, conteúdo e custos da franquia;
  • disponibilizar como deverá ser feito o layout e padrões arquitetônicos nas instalações do franqueado.

Embora simples, a lei de franquias é bem abrangente. Por isso, é importante fazer uma análise detalhada para não ser prejudicado.

Como ela funciona

Antes de transformar o seu negócio em uma franquia, é importante entender como o processo funciona para não se frustrar depois.

Primeiro, o franqueado terá o direito de usar a sua marca — esse é um dos principais fatores desse modelo de negócio. Com isso, você, como franqueador, precisará oferecer o treinamento necessário para que o franqueado entenda como a sua franquia deve funcionar. Em seguida, você deverá recolher uma taxa de franquia e royalties.

Nesse momento, é importante contar com o auxílio de um profissional especializado em franquias para formatar e expandir o seu negócio e garantir o cumprimento das obrigações, tanto do franqueador quanto do franqueado.

Como é o processo para ter uma rede de franquias?

O sistema de franquias é o modelo mais conceituado para expandir o seu negócio, se tornando, assim, um dos mercados mais lucrativos. No entanto, antes de tomar essa decisão, você precisa responder às seguintes perguntas:

  • o seu negócio é lucrativo?
  • promove um retorno adequado?
  • é atraente aos olhos dos potenciais franqueados?
  • é facilmente replicável?

Com isso, você saberá se o seu negócio é, de fato, franqueável.

Além disso, outros requisitos também serão analisados. Veja quais são eles:

  • comerciais: quando o negócio apresenta vantagem de mercado sobre a concorrência;
  • operacionais: quando a principal vantagem é a replicação do know-how (o saber-fazer) ou dos processos do negócio;
  • financeiros: quando a rentabilidade do negócio é bastante atrativa.

Em seguida, após a franqueabilidade ser aprovada, a próxima tarefa é criar um plano de expansão de negócio. Feito isso, o empresário precisa formalizar a empresa como franqueadora por meio da alteração do contrato social ou abrir uma nova empresa — o que é o mais indicado a se fazer.

Por fim, é necessário fazer uma seleção criteriosa da sua rede de franqueados, levando em consideração o perfil pessoal, profissional, financeiro e comportamental do interessado. Além disso, também é recomendado fazer um plano de abastecimento das unidades franqueadas e um plano de gestão para acompanhar o desenvolvimento do franqueado.

Quais as vantagens de uma franquia?

Agora que você já sabe o que é uma franquia e como todo esse processo funciona, é hora de entender as vantagens que esse modelo de negócio tem a oferecer. A seguir, separamos as 4 principais.

1. Reconhecimento da marca

Expandir o seu negócio fará com que a sua marca seja reconhecida no mercado. Uma empresa que tem seus processos bem estruturados, oferece serviços de qualidade e preza pelo bom atendimento sempre tem espaço no mercado. Nesse sentido, a franquia ajuda a ganhar esse merecido reconhecimento, pois possibilita que a empresa esteja presente em vários lugares do país.

2. Marketing personalizado

Quando falamos em marketing personalizado, significa que todas as franquias podem seguir as mesmas estratégias que foram testadas e utilizadas pela a sua empresa. Como os resultados positivos já foram comprovados em seu negócio, o franqueado terá em mãos todas as técnicas de marketing necessárias para divulgar o seu empreendimento aos consumidores.

Definir quais são as estratégias de Inbound Marketing que serão usadas para melhorar o posicionamento nas franquias no mercado também é muito importante para ajudar o franqueado a ter sucesso no negócio.

3. Facilidade de expansão

A facilidade de expansão também é uma das principais vantagens de uma franquia. No início, o franqueado precisa fazer um investimento maior — que diz respeito ao valor da compra da franquia —, mas a necessidade de um capital de giro é menor quando comparada à de outros modelos, pois o franqueado já terá toda a matéria-prima para iniciar seus trabalhos.

Assim, é possível investir mais em ações que contribuam para o bom desenvolvimento da franquia e que ampliem as chances de destaque perante a concorrência.

4. Aumento no poder de compra

A partir do momento que a sua empresa se faz presente em mais lugares, o seu poder de compra, consequentemente, aumentará. Isso acontece porque o consumidor terá mais oportunidade de conhecer o seu produto ou serviço, a qual não existiria caso o seu negócio tivesse apenas uma sede.

As vantagens de uma franquia são muitas. No entanto, é preciso entender bem como o processo funciona para que o seu negócio não seja prejudicado. Além disso, seja extremamente criterioso com os seus franqueados: lembre-se de que é a imagem da sua empresa que está em jogo. Para isso, não deixe de contar com uma consultoria especializada nesse tipo de serviço!

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