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Lançamento de produto: confira 5 dicas importantes

Por: Creazione Administrador, em 16 de abril de 2019

O lançamento de produto é um dos momentos mais importantes para todas as empresas, pois é nessa hora que será definido se o bem será atrativo para o público-alvo e se venderá.

Para oferecer algo de valor para os clientes certos, é necessário ter informações sobre o mercado ao seu redor e segurança — requisitos para a criação de uma apresentação que inspira novos conceitos e que seja de sucesso.

Fazer o lançamento de seu produto de forma impactante não é algo que somente grandes marcas conseguem alcançar, sendo plenamente possível chegar a muitas pessoas com pouco capital. O importante é que o objetivo determinado pelos gestores seja atingido.

Se você não sabe como fazer um lançamento bem-sucedido, continue lendo este conteúdo. Aqui, desenvolvemos o que é e como funciona esse processo, listamos e explicamos as 5 melhores dicas para fazê-lo e, no fim, como o registro de marca reflete positivamente nos resultados do lançamento! Confira!

O que é e como funciona o lançamento de produto

O lançamento consiste em ações comerciais ou de marketing que apresentam um novo do serviço ou produto no mercado, tendo como finalidade principal fazer com que o objeto tenha visibilidade, para que o negócio passe a ser conhecido por um maior número de pessoas.

Aqui, os gestores precisam avaliar detalhadamente o bem a ser lançado sob a visão do público de interesse, devendo identificar os pontos fortes dos produtos, coletar informações, entre outras ações que influenciarão na aceitação do bem e nas suas chances de sucesso.

A campanha não serve apenas para aumentar as vendas, mas também para fornecer a experiência adequada aos clientes, pois será causada a primeira impressão do produto lançado.

O elemento-chave para que tudo saia como esperado é o planejamento. Sem isso, o lançamento será cheio de incertezas e inseguranças, sendo possível que o público-alvo não seja atingido ou que uma má impressão seja causada, gerando efeito contrário do desejado: a diminuição das vendas do produto.

Por outro lado, uma boa estratégia permitirá que o lançamento de produto atual atinja os objetivos desejados, como a efetuação das vendas estipuladas, aumento da carteira de clientes, melhoria da imagem da empresa no mercado e até mesmo ajudar em eventuais lançamentos futuros. Essa não é uma tarefa fácil, porém não é impossível ou excepcionalmente árdua, bastando que tudo seja feito de forma inteligente, bem planejada e com o apoio dos profissionais certos.

5 dicas importantes para planejar um lançamento de sucesso

1. Trabalhe o pré-lançamento

Antes do lançamento efetivo do produto, é preciso preparar o terreno. Uma forma de fazê-lo é utilizar as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, de forma inteligente.

Essas plataformas permitem que os seguidores se mantenham atualizados sobre quaisquer notícias sobre o produto, como também possibilita que eles compartilhem facilmente as novidades sobre o lançamento.

Como uma parte significativa da população utiliza redes sociais, a divulgação online é uma tática que atrai muita atenção ao produto.

2. Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma etapa excepcionalmente ampla, que inclui a busca pela demanda, público-alvo, concorrentes, pesquisa de marca e qualquer outro conhecimento que possa ser usado para favorecer o lançamento.

O estudo da demanda consiste em detectar se o produto é de interesse dos clientes, se ele resolverá os seus problemas e para que quantidade de pessoas ele será relevante. Isso permite que o gestor calcule a essencialidade do produto e chegue a uma expectativa média de venda no lançamento.

Posteriormente, será necessário identificar um ou mais públicos-alvo — é importante saber que eles não são escolhidos pelo gestor, sendo aqueles cujos problemas serão resolvidos pelo produto.

É possível determiná-los a partir dos dados coletados no pré-lançamento. Com essas informações, a precificação e a elaboração das campanhas de marketing serão mais bem direcionadas e, consequentemente, mais eficientes.

Por exemplo, caso o público-alvo seja mais engajado na internet, a criação de Landing Pages pode ser uma estratégia eficiente para gerar uma experiência positiva.

Essas páginas se destinam a dar informações claras sobre o produto, mas também servem para coletar dados de redes sociais e o e-mail das pessoas interessadas, tornando possível coletar mais dados sobre os consumidores e ainda notificá-los sobre o lançamento.

3. Avalie a concorrência

Analisar os concorrentes que têm um produto parecido com o seu a ser lançado serve como referência para diversos elementos, como preço, experiências oferecidas ao público, campanhas publicitárias, desafios encontrados etc.

Além disso, também estude como foram realizados os lançamentos dos produtos de outros empreendimentos, pois, a partir dessas informações, você poderá identificar quais estratégias foram bem-sucedidas e aplicá-las, bem como observar as falhas e evitar que os mesmos erros sejam cometidos no seu lançamento.

4. Dê importância a feedbacks

Antes e durante o lançamento, é necessário considerar tudo que os clientes disseram sobre o anúncio do produto ou amostra, para evitar que erros sejam cometidos no processo.

As críticas são valiosas pelo fato de apontarem precisamente o que deve ser aprimorado no produto ou na experiência do cliente, permitindo que ações sejam tomadas para tornar o lançamento mais bem-sucedido.

São várias as formas de se obter feedback, tanto de modo qualitativo como quantitativo. Algumas das mais comuns são:

  • formulários de feedback disponibilizados em redes sociais, site do produto etc.;
  • Google Analytics, para analisar a relevância do produto no mercado;
  • testes de protótipos com usuários;
  • críticas, elogios ou dúvidas que chegam ao time de vendas, de sucesso do cliente ou de atendimento;
  • monitoramento de compartilhamento, menções ou mensagens em redes sociais.

5. Meça os resultados no pós-lançamento

O pós-lançamento é o momento em que os gestores devem monitorar quais resultados estão sendo alcançados. Para isso, devem ser aplicados indicadores de desempenho (KPIs), como taxa de conversão, retorno sobre investimento, satisfação dos clientes, percentual de vendas, entre outros.

Eles permitem averiguar se os objetivos desejados estão sendo atingidos, como também definir que medidas devem ser aplicadas rapidamente para direcionar o negócio, caso os resultados desejados não estejam sendo atingidos.

A importância do registro de marcas no momento do lançamento

Uma marca forte impactará positivamente o lançamento do produto, sendo fundamental garantir a sua proteção para evitar que terceiros se aproveitem indevidamente de sua criação.

De nada adiantaria planejar um lançamento se a marca está suscetível ao uso de terceiros. O registro é uma etapa importante para assegurar a sua exclusividade de uso, a sobrevivência do negócio, sua fatia no mercado e o destaque perante os concorrentes.

São inúmeros os cuidados que devem ser tomados no lançamento de produto. Mas, com um bom planejamento e o devido registro da marca para garantir a sua exclusividade, você conseguirá assegurar o sucesso da empreitada!

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