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Por que a análise de franqueabilidade é essencial para abrir franquias?

Por: Creazione Administrador, em 6 de março de 2019

Para muitos empresários, o franchising é a forma ideal de expansão dos negócios. No entanto, nem todas as empresas são elegíveis para o franqueamento. É preciso fazer uma análise de franqueabilidade para garantir que essa é a melhor estratégia para o crescimento de uma organização.

Em teoria, qualquer empresa estabelecida que possa ser expandida pode ser franqueada. No entanto, para ter sucesso como uma franquia, ela requer qualidades adicionais. Não existem leis ou normas específicas exigindo que um franqueador demonstre competência em seu negócio, mas há um certo número de considerações práticas que precisam ser consideradas. Para estabelecer credibilidade para vender franquias, é preciso mostrar que tem um protótipo operacional bem-sucedido.

Neste artigo vamos abordar o que é a chamada análise de franqueabilidade e por que ela é tão importante ao abrir uma franquia. Acompanhe!

O que é a análise de franqueabilidade?

A análise de franqueabilidade é o processo analítico que fará um diagnóstico completo do seu negócio, determinando se ele está apto a ser franqueado e se é potencialmente rentável para você e os seus franqueados, mesmo após a dedução de um royalty. Nessa análise, vários pontos são considerados, como marketing, investimentos, planejamento estratégico, administração, treinamentos, entre outros.

É claro que potenciais franqueados podem certamente oferecer algumas habilidades especiais ou qualificações para a franquia, mas isso não deve necessariamente ser contado. O seu negócio precisa ser capaz de funcionar em diversos mercados.

Tornar-se um franqueador não é um ingresso automático para o sucesso, especialmente em uma economia desafiadora. Quando o conceito certo é efetivamente franqueado, pode ser uma boa forma de expansão, que não exige tanto investimento inicial.

Além do seu próprio desempenho operacional e de marca, você precisa ter certeza de que as condições físicas de suas operações estão no nível que você espera dos seus franqueados. Avaliar a sua empresa, suas localizações e ter o capital necessário para adequá-los aos padrões do seu próprio negócio é, portanto, essencial.

Por que a análise de franqueabilidade é essencial no processo de criação da franquia?

A chave para o sucesso no franchising é garantir que seja fácil replicar franqueados. Se o conceito só funciona por causa de um local único, um vendedor acima da média ou por que você está trabalhando 80 horas por semana, será difícil repetir a mágica em outros locais.

Levando em conta os vários fatores que contribuem para o sucesso de uma franquia, segue alguns pontos principais que precisam ser considerados.

Força de mercado

A participação de mercado é a métrica mais importante para avaliar a eficácia de qualquer possível esforço de franqueamento. A razão para isso é simples: a força de mercado mostra como você está indo em comparação à concorrência, permite quantificar o impacto que as suas estratégias e a execução tática tiveram nos resultados do negócio e fazer perguntas sobre seu desempenho que antes não eram consideradas.

Longevidade do negócio

É importante fazer as perguntas certas para saber a adequação do seu negócio a um sistema de franquia. Por exemplo: a sua empresa está em operação há tempo o suficiente para projetar um aumento seguro da carteira de clientes? Ela está fazendo dinheiro consistentemente e previsivelmente? Ela pode funcionar tão bem em outra parte do país ou em diferentes situações de mercado?

Análise do rendimento

Um negócio que é rentável para você pode não ser para o franqueado. É preciso verificar se o lucro permanece, depois que um franqueado paga o investimento inicial e também a sua taxa de franquia. Eles precisarão de financiamento significativo? Você pode ajudá-los a obtê-lo?

Adaptabilidade ao mercado

Uma marca forte deve inovar constantemente e ajustar-se às necessidades dos consumidores em constante mudança. Uma franquia pode não ser bem-sucedida no longo prazo se não for capaz de se adaptar ao ambiente em mutação.

Para ter sucesso, é preciso monitorar constantemente o mercado, analisar tendências e ajustar o modelo de negócios às mudanças que podem criar ameaças ou novas oportunidades.

Potencial de lucratividade

Uma franquia de sucesso deve ser boa não apenas para atender às necessidades do franqueado e gerar receita, mas também para obter lucros. Ser capaz de gerar lucro é um indicador-chave que os franqueados buscam nessa estratégia de negócios.

Como a maioria dos franqueados é dona de pequenos negócios, eles são bastante relutantes em aceitar um alto risco de negócio e tendem a procurar por franquias “seguras” para investir seu dinheiro com a maior probabilidade de retorno possível.

Sistematização do seu negócio

Todas as tarefas e os procedimentos da sua empresa são fáceis de ser replicados? É preciso verificar se todas as operações diárias da sua empresa podem ser analisadas e descritas em detalhes em um manual do negócio e que outra pessoa consegue acompanhá-lo para produzir os mesmos resultados que você obtém.

Como uma consultoria especializada pode ajudar?

Se você está pensando em franquear o seu negócio, saiba que o processo de se tornar um franqueador é geralmente longo e envolve um custo considerável de tempo e de dinheiro. Só por que você se qualifica para vender franquias não significa que você vai encontrar franqueados facilmente.

Tornar-se um novo franqueador de sucesso implica tomar muitas decisões ponderadas desde o início, que afetarão seus negócios nos próximos anos. Há também muita documentação legal e registro de marcas para garantir que a sua empresa cumpra as leis que regulamentam o setor de franquias.

Por isso, é importante contar com o trabalho de uma consultoria especializada. Essas empresas lidam rotineiramente com uma série de questões e, com base nessa experiência, muitas têm as habilidades necessárias para dar aos seus clientes conselhos competentes sobre procedimentos de negócios complexos, como a abertura de uma franquia.

Dessa forma, a análise de franqueabilidade e o desenvolvimento do seu sistema de franquia são muito complexos para permitir que seu conceito seja desenvolvido sem algum tipo de consultoria. A seleção de especialistas em negócios e jurídicos permite que você trabalhe com alguns dos melhores profissionais em franquias. Geralmente, os custos de seus serviços combinados serão menores do que se você tentar fazer tudo por conta própria.

Você já conhecia a importância da análise da franqueabilidade? Está precisando de uma consultoria especializada para franquear o seu negócio? Entre em contato conosco e fale com nossos consultores!

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